Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hodges, Luciana Dantas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nobre, Alena Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25490
Resumo: Ler e escrever, mais do que ter domínio e reconhecimento de símbolos e regras de um sistema de escrita,consiste na capacidade de produzir sentidos dentro de um contexto sociocultural específico, nos usos epráticas dessas atividades linguísticas e por um sujeito que deve implicar-se intencionalmente nasmesmas. Isso significa dizer que tornar-se um leitor fluente e um escritor competente envolve não só ouso dos processos cognitivos, mas também a adoção de uma postura ativa e reflexiva diante do texto. Énecessário, portanto, que além de reconhecer os processos executivos envolvidos na construção dasrepresentações conceituais sobre o sistema alfabético, valorizem-se as atividades deliberadas de controle,monitoramento e reflexão sobre os objetos linguísticos envolvidos, bem como sobre o próprio ato de ler ede escrever. O artigo busca esclarecer e evidenciar, brevemente, tais processos, destacando a relevânciade uma prática educativa na qual os professores devem favorecer, mediante atividades pedagógicasplanejadas, o desenvolvimento de estratégias cognitivas, metalinguísticas e metacognitivas nacompreensão da leitura e produção escrita.
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