Aspectos da literacia financeira dos portugueses: um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sandra Cristina Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3736
Resumo: As decisões financeiras representam muitas das decisões tomadas ao longo da vida, sendo muitas as implicações negativas que podem advir de uma má escolha neste domínio. A educação financeira tem uma importância cada vez maior na sociedade, permitindo dotar os indivíduos de conhecimentos que lhes possibilitem evitar envolver-se em situações de sobre-endividamento, operações fraudulentas ou burlas. Este tipo de educação pode também aumentar as oportunidades económicas, ajudar a superar a relutância ou incapacidade de tirar pleno proveito dos avanços tecnológicos e da inovação dos produtos. Apesar da importância que a literacia financeira assume, os estudos existentes nesta área são escassos e, frequentemente, focalizados em temáticas muito específicas. O presente trabalho pretende contribuir para perceber qual o nível de literacia financeira da população portuguesa, traçando um perfil desta população no que se refere ao conhecimento de termos financeiros, procurando também averiguar se existem factores sócio-demograficos que influenciam este tipo de conhecimento. O estudo empírico realizado no âmbito deste trabalho revela que variáveis como a idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, situação profissional, área de formação e rendimento têm uma influência marcante no nível de literacia. Numa análise global da população portuguesa, os resultados obtidos mostram um cenário não muito favorável e preocupante no que respeita aos níveis de literacia financeira.
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