Aspectos da literacia financeira dos portugueses: um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3736 |
Resumo: | As decisões financeiras representam muitas das decisões tomadas ao longo da vida, sendo muitas as implicações negativas que podem advir de uma má escolha neste domínio. A educação financeira tem uma importância cada vez maior na sociedade, permitindo dotar os indivíduos de conhecimentos que lhes possibilitem evitar envolver-se em situações de sobre-endividamento, operações fraudulentas ou burlas. Este tipo de educação pode também aumentar as oportunidades económicas, ajudar a superar a relutância ou incapacidade de tirar pleno proveito dos avanços tecnológicos e da inovação dos produtos. Apesar da importância que a literacia financeira assume, os estudos existentes nesta área são escassos e, frequentemente, focalizados em temáticas muito específicas. O presente trabalho pretende contribuir para perceber qual o nível de literacia financeira da população portuguesa, traçando um perfil desta população no que se refere ao conhecimento de termos financeiros, procurando também averiguar se existem factores sócio-demograficos que influenciam este tipo de conhecimento. O estudo empírico realizado no âmbito deste trabalho revela que variáveis como a idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, situação profissional, área de formação e rendimento têm uma influência marcante no nível de literacia. Numa análise global da população portuguesa, os resultados obtidos mostram um cenário não muito favorável e preocupante no que respeita aos níveis de literacia financeira. |
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Aspectos da literacia financeira dos portugueses: um estudo empíricoRendimentosGestão financeiraLiteracia financeiraAs decisões financeiras representam muitas das decisões tomadas ao longo da vida, sendo muitas as implicações negativas que podem advir de uma má escolha neste domínio. A educação financeira tem uma importância cada vez maior na sociedade, permitindo dotar os indivíduos de conhecimentos que lhes possibilitem evitar envolver-se em situações de sobre-endividamento, operações fraudulentas ou burlas. Este tipo de educação pode também aumentar as oportunidades económicas, ajudar a superar a relutância ou incapacidade de tirar pleno proveito dos avanços tecnológicos e da inovação dos produtos. Apesar da importância que a literacia financeira assume, os estudos existentes nesta área são escassos e, frequentemente, focalizados em temáticas muito específicas. O presente trabalho pretende contribuir para perceber qual o nível de literacia financeira da população portuguesa, traçando um perfil desta população no que se refere ao conhecimento de termos financeiros, procurando também averiguar se existem factores sócio-demograficos que influenciam este tipo de conhecimento. O estudo empírico realizado no âmbito deste trabalho revela que variáveis como a idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, situação profissional, área de formação e rendimento têm uma influência marcante no nível de literacia. Numa análise global da população portuguesa, os resultados obtidos mostram um cenário não muito favorável e preocupante no que respeita aos níveis de literacia financeira.Financial decisions represent many of the decisions made throughout life, and there are many negative implications that may arise from a bad choice in this area. Financial education has an increasingly important role in society, allowing individuals to acquire knowledge to enable them to avoid becoming involved in situations of over-indebtedness, fraudulent transactions or scams. This type of education can also increase economic opportunities, help overcome the reluctance or inability to take full advantage of technological advances and product innovation. Despite the importance that financial literacy assumes, the studies in this area are scarce and often focused on very specific topics. This work aims to understand the level of financial literacy of the Portuguese population, by establishing a profile of this population with regard to knowledge of financial terms, also seeking to establish whether there are sociodemographic factors that influence this type of knowledge. The empirical study in this work shows that variables such as age, sex, marital status, educational attainment, employment status, area of education and income have a strong influence on the level of literacy. In general terms, the results have shown a not very friendly scenario with respect to levels of financial literacy of the Portuguese population.Universidade de Aveiro2011-08-03T09:30:17Z2010-07-22T00:00:00Z2010-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3736porHenriques, Sandra Cristina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:34Zoai:ria.ua.pt:10773/3736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:52.409492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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