O processo de escrita da planificação à revisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1789 |
Resumo: | Este estudo enquadra-se na concepção de escrita como processo, tentando explicar a importância da activação do conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita no ensino/aprendizagem e tem como suporte textos produzidos por alunos do 2ºAno, em situação de sala de aula. O trabalho privilegia também o processo de revisão. Centrámos o nosso estudo nos alunos, como produtores de texto, que desenvolveram o tema proposto e a quem foi dada a possibilidade de seleccionar, ou não, as palavras constantes na grelha de disponibilidade de vocabulário. Após a produção de texto pelos alunos e posterior correcção pelo professor, cada aluno será confrontado com o erro, de forma a poder superar as suas dificuldades. Assim sendo, pretendemos activar a dimensão reflexiva do aluno, através de práticas, onde este é implicado de forma activa no processo ensino/aprendizagem da escrita. No sentido de alicerçarmos a nossa investigação, reflectimos ainda acerca da escrita e da forma como é sentida em contexto de ensino/aprendizagem. |
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O processo de escrita da planificação à revisãoEnsino-aprendizagemProcesso de escritaEscrita - ComputadorEnsino primárioEste estudo enquadra-se na concepção de escrita como processo, tentando explicar a importância da activação do conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita no ensino/aprendizagem e tem como suporte textos produzidos por alunos do 2ºAno, em situação de sala de aula. O trabalho privilegia também o processo de revisão. Centrámos o nosso estudo nos alunos, como produtores de texto, que desenvolveram o tema proposto e a quem foi dada a possibilidade de seleccionar, ou não, as palavras constantes na grelha de disponibilidade de vocabulário. Após a produção de texto pelos alunos e posterior correcção pelo professor, cada aluno será confrontado com o erro, de forma a poder superar as suas dificuldades. Assim sendo, pretendemos activar a dimensão reflexiva do aluno, através de práticas, onde este é implicado de forma activa no processo ensino/aprendizagem da escrita. No sentido de alicerçarmos a nossa investigação, reflectimos ainda acerca da escrita e da forma como é sentida em contexto de ensino/aprendizagem.Cette étude s’encadre dans la conception d’écriture comme processus, en essayant d’expliquer l’importante de l’activation de la connaissance thématique à partir de la planification de l’écriture dans l’enseignement /apprentissage ayant comme support des textes produits par des élèves de deuxième année, en situation de salle de cours. Ce travail privilégie également le processus de révision. Nous avons centre notre étude sur les élèves, comme producteurs de texte, qui ont développé le thème proposait et à qui fût donner la possibilité de sélectionner, ou non, les mots présents dans la grille du vocabulaire disponible. Après la production de texte par les élèves et la respective correction de maître, chaque élève sera confronté avec l’erreur, de manière à pouvoir surpasser les difficultés. De cette manière, nous prétendons activer la dimension réflexive de l’élève, à travers de pratiques, où celui-ci est impliqué de forme active dans le processus enseignement apprentissage de l’écriture. Dans le sens de fonder notre investigation, nous avons aussi réfléchis sur l’écriture et sur la forme comme elle est perçue dans en contexte d’enseignement /apprentissage.The focus of this study is the idea of writing as a process, trying to explain the importance of the thematic knowledge in the writing planning in the teaching and learning process. Texts written by second grade students in a classroom context are its support. The work also studies the review process. Our work was centred in the students, who expanded a given topic. They were given the possibility of choosing the words from a vocabulary list. The text is written by the student and corrected by the teacher. Afterwards each student will be confronted with his mistakes, so that he can overcome his problems. Our goal is to activate the reflective dimension in the student through methods in which he is actively involved in the teaching and learning process of writing We also considered the process of writing and its role in a teaching/ learning process.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumDias, Maria Fernanda Ferreira2014-06-05T15:53:46Z2009-032009-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.381492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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