A planificação do processo de escrita: da progressão à revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Filomena da Conceição Nascimento Pinheiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1813
Resumo: O presente estudo enquadra-se na Planificação do processo da escrita entendendo-se desde que esta produz progressão até à revisão A tarefa de produção de um texto e a respectiva planificação, solicitada a alunos de 4ºano de escolaridade, em contexto sala de aula, foi o meio utilizado para a prossecução do nosso objectivo. Centrámos o nosso estudo nos alunos como produtores de texto e posterior análise de utilização de nomes próprios, comuns e colectivos, adjectivos, título e conclusão, verificação de erros (lapsos) e utilização de conectores. A escrita foi percepcionada como processo, contrariamente à visão redutora do produto. Neste âmbito, cremos que os alunos não podem ser bons escreventes copiando modelos da chamada “ boa escrita” pois cada aluno é diferente do outro, para quem a aprendizagem do processo exige uma sistemática resolução de problemas. O Ciclo de Escrita evidenciado nos trabalhos de Luís Barbeiro e nas brochuras do Plano Nacional do Ensino do Português (PNEP) trouxeram-nos a consciência de que cada sub-processo deverá ser desenvolvido no âmbito de estratégias/ actividades diversificadas e atractivas.
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