A Escrita do Texto Argumentativo – a planificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27425 |
Resumo: | Esta investigação do tipo estudo de caso foi desenvolvida em contexto de sala de aula, no âmbito do relatório de estágio, com alunos do 7.º ano, em Introdução à Cultura Clássica e do 12.º ano, em Português; teve por objetivo atestar a importância da fase de planificação textual na produção de um texto argumentativo. O relatório está organizado em duas partes. Na primeira, apresentar-se-á o contexto socioeducativo do Colégio e a reflexão sobre a prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte, apresentar-se-á a revisão da literatura que fundamenta o estudo, bem como a didatização e a análise dos resultados de ambas as turmas. Em função dos resultados obtidos considera-se que a lecionação da planificação favorece a textualização, que a interação gerada por atividades de escrita em grupo proporciona uma melhor seleção de informação e consequentemente uma melhor planificação. Deste modo, confirmam-se alguns dos estudos seguidos nesta investigação, como por exemplo o de Amor (1994), Pereira (2000), Cabral (2001), Carvalho (2003), Guerra (2007), Barbeiro e Pereira (2007), Cardoso (2010) e Teixeira, Novo e Neves (2011). Em suma, a recetividade demonstrada pelos alunos e os resultados que alcançaram justificam que se invista: no ensino sistemático da escrita processual e em atividades de escrita em grupo. |
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