A construção do imaginário paradisíaco através do turismo: o caso do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonor Andreia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16525
Resumo: Destino turístico por excelência, o Brasil tem procurado reinventar a sua imagem no exterior e gradualmente promover a superação de estereótipos. Ao identificar o turismo como instrumento capaz de promover o desenvolvimento socioeconómico do país, o Brasil tem empenhado esforços para diversificar a sua imagem e estabelecer-se não apenas como destino turístico paradisíaco. O presente estudo pretende analisar elementos da formação histórica da imagem do Brasil no exterior e melhor compreender de que forma políticas de Estado – em particular aquelas levadas a cabo durante o chamado Estado Novo (1937-1945) – contribuíram para perpetuar, até os dias de hoje, imaginário que associa o país a destino turístico exótico. Para tal, recorrendo a uma estratégia metodológica de quadro de referência dialético e estudo de caso como método, com uma abordagem qualitativa de nível exploratório, são analisadas imagens propagandísticas veiculadas durante esse período que permitem avançar, à laia de conclusão, que os elementos simbólicos constituintes do Brasil no seu descobrimento são resgatados durante o período em causa. O Estado Novo utiliza o turismo como ferramenta de modelação social e, através das imagens turísticas autorizadas pela ditadura, promove-se um Brasil paradisíaco, exótico e de liberdades edénicas.
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