Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Paula Lopes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17404
Resumo: A formação de redes é essencial num mundo cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais das empresas. A atuação individual já não constitui uma resposta efetiva e a colaboração é a chave para o sucesso no panorama organizacional atual. Reconhecendo-se o conjunto de benefícios da colaboração em rede, cada vez mais se assiste a criação deste tipo de estruturas organizacionais e o turismo não é exceção. O presente estudo visa analisar qual a influência das redes na dinamização turística dos destinos, nomeadamente qual a influência que a Rota da Bairrada exerce sob a dinamização turística da Curia. Há duas perspetivas em análise: a da oferta turística e a da procura turística. Em relação a oferta, o objetivo consiste em perceber a forma como os agentes turísticos da Curia vêm a atuação da Rota da Bairrada e se a consideram benéfica para si e para o destino. Quanto a procura, pretende-se perceber se as visitas a Curia são de alguma forma influenciadas pela Rota da Bairrada e se há diferenças em termos de motivações, comportamento de viagem, avaliação do destino, satisfação e fidelização entre os visitantes influenciados pela rede e os que não são influenciados. A metodologia definida para a recolha de dados primários consistiu na administração de inquéritos por questionário aos agentes da oferta turística da Curia e aos visitantes, os objetos de estudo da investigação empírica. A informação obtida foi analisada através de análises estatísticas e no caso da oferta também de uma análise sociométrica. Concluiu-se que os agentes da oferta não associados a rede se sentem um pouco excluídos da sua atuação e que poderiam ser criadas condições para todos poderem participar na rede, dando o seu contributo de formas diferentes. Outra das grandes conclusões consiste no facto da Rota não exercer uma influência muito significativa na decisão dos visitantes irem a Curia e que seria importante uma maior aposta na promoção da Curia e uma maior dinamização do destino, através do desenvolvimento de atividades e eventos.
id RCAP_aaa62a47ecf6d4b187079ce771ce369f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da BairradaDestinos turísticos - Curia (Bairrada, Portugal)Oferta turísticaGestão e planeamento em turismoA formação de redes é essencial num mundo cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais das empresas. A atuação individual já não constitui uma resposta efetiva e a colaboração é a chave para o sucesso no panorama organizacional atual. Reconhecendo-se o conjunto de benefícios da colaboração em rede, cada vez mais se assiste a criação deste tipo de estruturas organizacionais e o turismo não é exceção. O presente estudo visa analisar qual a influência das redes na dinamização turística dos destinos, nomeadamente qual a influência que a Rota da Bairrada exerce sob a dinamização turística da Curia. Há duas perspetivas em análise: a da oferta turística e a da procura turística. Em relação a oferta, o objetivo consiste em perceber a forma como os agentes turísticos da Curia vêm a atuação da Rota da Bairrada e se a consideram benéfica para si e para o destino. Quanto a procura, pretende-se perceber se as visitas a Curia são de alguma forma influenciadas pela Rota da Bairrada e se há diferenças em termos de motivações, comportamento de viagem, avaliação do destino, satisfação e fidelização entre os visitantes influenciados pela rede e os que não são influenciados. A metodologia definida para a recolha de dados primários consistiu na administração de inquéritos por questionário aos agentes da oferta turística da Curia e aos visitantes, os objetos de estudo da investigação empírica. A informação obtida foi analisada através de análises estatísticas e no caso da oferta também de uma análise sociométrica. Concluiu-se que os agentes da oferta não associados a rede se sentem um pouco excluídos da sua atuação e que poderiam ser criadas condições para todos poderem participar na rede, dando o seu contributo de formas diferentes. Outra das grandes conclusões consiste no facto da Rota não exercer uma influência muito significativa na decisão dos visitantes irem a Curia e que seria importante uma maior aposta na promoção da Curia e uma maior dinamização do destino, através do desenvolvimento de atividades e eventos.Networks are essential in an increasingly competitive world, which requires companies to adapt and promptly react to the environmental changes. An individual performance is no longer an effective response and collaboration is the key to success in today's organizational environment. Recognizing the full range of benefits of networked collaboration, there is an increasing creation of this type of organizational structures and tourism is no exception. The present study aims to analyze the influence of networks in boosting tourist destinations, namely what influence Bairrada Wine Route has in tourist stimulation of Curia. There are two perspectives on analysis: one refers to tourism supply and the other to tourism demand. On the supply side, the goal is to understand how the Curia tour agents see Bairrada Wine Route and consider its actions beneficia1 to themselves and to the destination. Regarding demand, the aim is to understand whether Bairrada Wine Route somehow influences the visits to Curia and if there are differences in terms of motivation and trave1 behavior among visitors influenced by the network and those that are not influenced. The methodology defined for the primary data collection consisted of an administration of questionnaire surveys to agents of the tourist offer and visitors, the objects of study of this empirical research. The information obtained was analyzed through statistical analyzes. It was concluded that the agents not associated with the network feel somehow excluded from its operations and it is important to consider the creation of conditions for all the agents interested to participate in the network. Another conclusion is that the network does not have a significant influence on the decision of the visitors to visit Curia. It would be important to improve the promoting of Bairrada Wine Route and Curia and the developing of events and activities that can bring more dinamic to the destination.Universidade de Aveiro2017-05-11T13:16:36Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17404TID:201564149porCastro, Ana Paula Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:14Zoai:ria.ua.pt:10773/17404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:31.777770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
title Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
spellingShingle Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
Castro, Ana Paula Lopes de
Destinos turísticos - Curia (Bairrada, Portugal)
Oferta turística
Gestão e planeamento em turismo
title_short Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
title_full Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
title_fullStr Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
title_full_unstemmed Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
title_sort Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
author Castro, Ana Paula Lopes de
author_facet Castro, Ana Paula Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Paula Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Destinos turísticos - Curia (Bairrada, Portugal)
Oferta turística
Gestão e planeamento em turismo
topic Destinos turísticos - Curia (Bairrada, Portugal)
Oferta turística
Gestão e planeamento em turismo
description A formação de redes é essencial num mundo cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais das empresas. A atuação individual já não constitui uma resposta efetiva e a colaboração é a chave para o sucesso no panorama organizacional atual. Reconhecendo-se o conjunto de benefícios da colaboração em rede, cada vez mais se assiste a criação deste tipo de estruturas organizacionais e o turismo não é exceção. O presente estudo visa analisar qual a influência das redes na dinamização turística dos destinos, nomeadamente qual a influência que a Rota da Bairrada exerce sob a dinamização turística da Curia. Há duas perspetivas em análise: a da oferta turística e a da procura turística. Em relação a oferta, o objetivo consiste em perceber a forma como os agentes turísticos da Curia vêm a atuação da Rota da Bairrada e se a consideram benéfica para si e para o destino. Quanto a procura, pretende-se perceber se as visitas a Curia são de alguma forma influenciadas pela Rota da Bairrada e se há diferenças em termos de motivações, comportamento de viagem, avaliação do destino, satisfação e fidelização entre os visitantes influenciados pela rede e os que não são influenciados. A metodologia definida para a recolha de dados primários consistiu na administração de inquéritos por questionário aos agentes da oferta turística da Curia e aos visitantes, os objetos de estudo da investigação empírica. A informação obtida foi analisada através de análises estatísticas e no caso da oferta também de uma análise sociométrica. Concluiu-se que os agentes da oferta não associados a rede se sentem um pouco excluídos da sua atuação e que poderiam ser criadas condições para todos poderem participar na rede, dando o seu contributo de formas diferentes. Outra das grandes conclusões consiste no facto da Rota não exercer uma influência muito significativa na decisão dos visitantes irem a Curia e que seria importante uma maior aposta na promoção da Curia e uma maior dinamização do destino, através do desenvolvimento de atividades e eventos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2017-05-11T13:16:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17404
TID:201564149
url http://hdl.handle.net/10773/17404
identifier_str_mv TID:201564149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137575252787200