O geocaching e o turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12799 |
Resumo: | O Geocaching é uma atividade de caça ao tesouro em ascensão por todo o mundo, principalmente desde o ano de 2000. Como jogo que motiva à deslocação,para zonas afastadas da zona de residência, e ao conhecimento de novos locais, foi-se integrando, de forma crescente, na indústria do turismo. O objetivo deste trabalho de investigação é caracterizar os praticantes de Geocaching, compreender o seu perfil de prática, os seus comportamentos de viagem, as suas motivações para a realização deste jogo e conhecer os atributos de destino mais apreciados por este tipo de viajantes. Para o efeito foi aplicado um inquérito por questionário, online, a uma amostra de geocachers nacionais, maiores de 18 anos (n=613). Os dados foram tratados através do programa IBM SPSS Statistics (versão 21). A amostra é constituída maioritariamente por jovens, do género masculino, com escolaridade ao nível do ensino superior, trabalhadores em grupos profissionais qualificados e com rendimentos acima da média nacional. Foi usado o método da análise fatorial para reduzir os 26 itens das motivações para a prática de Geocaching em cinco dimensões:“Evasão”, “Independência/Autorrealização”, “Desafio/Aventura”, “Cultura/Conhecimento” e “Sociabilidade” e; para reduzir os 21 itens dos atributos mde destino em quatro dimensões: “Ambiente natural e socio cultural”, “Ambiente autêntico e genuíno”, “Serviços de lazer e turismo” e “Geoatributos”. A segmentação dos geocachers, baseada nas motivações, resultou em cinco grupos de praticantes: “Praticantes naturalista patrimoniais”, “Praticantes solitários”, “Praticantes aventureiros”, “Praticantes culturais”, e os “Praticantes sociabilizadores”. Estes seis segmentos foram caracterizados em função das características dos praticantes que os compõem. Estes dados podem fornecer informações importantes para o processo de tomada de decisões por diversos atores dos territórios onde ocorrem as atividades de Geocaching. |
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O geocaching e o turismoa influência do geocaching na escolha de um destinoPlaneamento do TurismoDestinos TurísticosO Geocaching é uma atividade de caça ao tesouro em ascensão por todo o mundo, principalmente desde o ano de 2000. Como jogo que motiva à deslocação,para zonas afastadas da zona de residência, e ao conhecimento de novos locais, foi-se integrando, de forma crescente, na indústria do turismo. O objetivo deste trabalho de investigação é caracterizar os praticantes de Geocaching, compreender o seu perfil de prática, os seus comportamentos de viagem, as suas motivações para a realização deste jogo e conhecer os atributos de destino mais apreciados por este tipo de viajantes. Para o efeito foi aplicado um inquérito por questionário, online, a uma amostra de geocachers nacionais, maiores de 18 anos (n=613). Os dados foram tratados através do programa IBM SPSS Statistics (versão 21). A amostra é constituída maioritariamente por jovens, do género masculino, com escolaridade ao nível do ensino superior, trabalhadores em grupos profissionais qualificados e com rendimentos acima da média nacional. Foi usado o método da análise fatorial para reduzir os 26 itens das motivações para a prática de Geocaching em cinco dimensões:“Evasão”, “Independência/Autorrealização”, “Desafio/Aventura”, “Cultura/Conhecimento” e “Sociabilidade” e; para reduzir os 21 itens dos atributos mde destino em quatro dimensões: “Ambiente natural e socio cultural”, “Ambiente autêntico e genuíno”, “Serviços de lazer e turismo” e “Geoatributos”. A segmentação dos geocachers, baseada nas motivações, resultou em cinco grupos de praticantes: “Praticantes naturalista patrimoniais”, “Praticantes solitários”, “Praticantes aventureiros”, “Praticantes culturais”, e os “Praticantes sociabilizadores”. Estes seis segmentos foram caracterizados em função das características dos praticantes que os compõem. Estes dados podem fornecer informações importantes para o processo de tomada de decisões por diversos atores dos territórios onde ocorrem as atividades de Geocaching.Damásio, António Sérgio Duarte Lopes, 1965-Repositório ComumFalcão, Ana Lúcia Duarte2016-04-01T11:10:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12799201333120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.693887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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