A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristina da Silva Figueira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2001
Resumo: A implementação de uma cultura orientada para os resultados começa a ganhar destaque nos discursos sobre a reforma da Administração Pública portuguesa. Actualmente está em desenvolvimento a reforma do processo orçamental, com o objectivo de estruturar o Orçamento de Estado por programas. Este tipo de Orçamento tem como principal objectivo a alocação dos recursos de acordo com os outcomes verificados. No entanto, esta reforma baseia-se no pressuposto da existência de informação financeira fiável que permita uma análise custo/benefício dos programas, para a qual é imprescindível uma correcta organização contabilística. Sendo assim, é imperioso concluir a implementação da contabilidade patrimonial na Administração Pública portuguesa. É neste contexto que propomos a criação de uma nova figura designada por Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP). Todos os dirigentes da área financeira e contabilística teriam obrigatoriamente de ser detentores do título profissional de TOCP, com o objectivo de aumentar a qualidade, o rigor técnico, a responsabilidade e a transparência das contas públicas. Esta nova exigência teria como finalidade prover o sector público de profissionais altamente qualificados e responsáveis na área financeira e contabilística. O TOCP, como interlocutor entre a Administração Pública e o cidadão, passaria também a desempenhar um papel activo no combate à corrupção. De facto, o aumento da transparência e da responsabilização das contas públicas leva à diminuição das condições favoráveis ao desvio dos dinheiros públicos. Estaríamos assim perante um verdadeiro modelo de governação, em que todos os elementos passariam a estar envolvidos na distribuição dos recursos públicos de forma equitativa, legal, responsável e orientada para o interesse público.
id RCAP_1e3e309440677afdf44c2b31e95e6bad
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão públicaAccountabilityResponsabilidadeTransparênciaContas PúblicasCorrupçãoAccountabilityResponsibilityTransparencyPublic AccountsCorruptionA implementação de uma cultura orientada para os resultados começa a ganhar destaque nos discursos sobre a reforma da Administração Pública portuguesa. Actualmente está em desenvolvimento a reforma do processo orçamental, com o objectivo de estruturar o Orçamento de Estado por programas. Este tipo de Orçamento tem como principal objectivo a alocação dos recursos de acordo com os outcomes verificados. No entanto, esta reforma baseia-se no pressuposto da existência de informação financeira fiável que permita uma análise custo/benefício dos programas, para a qual é imprescindível uma correcta organização contabilística. Sendo assim, é imperioso concluir a implementação da contabilidade patrimonial na Administração Pública portuguesa. É neste contexto que propomos a criação de uma nova figura designada por Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP). Todos os dirigentes da área financeira e contabilística teriam obrigatoriamente de ser detentores do título profissional de TOCP, com o objectivo de aumentar a qualidade, o rigor técnico, a responsabilidade e a transparência das contas públicas. Esta nova exigência teria como finalidade prover o sector público de profissionais altamente qualificados e responsáveis na área financeira e contabilística. O TOCP, como interlocutor entre a Administração Pública e o cidadão, passaria também a desempenhar um papel activo no combate à corrupção. De facto, o aumento da transparência e da responsabilização das contas públicas leva à diminuição das condições favoráveis ao desvio dos dinheiros públicos. Estaríamos assim perante um verdadeiro modelo de governação, em que todos os elementos passariam a estar envolvidos na distribuição dos recursos públicos de forma equitativa, legal, responsável e orientada para o interesse público.The implementation of a results oriented culture has started to gain importance in discussions on the Portuguese Public Administration reform. Currently, the Portuguese budgetary system is under reform with the purpose of structuring the State Budget by programs, with the main goal of allocating resources according to the outcomes delivered. However, this reform is based on the assumption of the existence of reliable financial information that allows a cost/benefit analysis of the programs, for which a proper accounting system is essential. Therefore, it is imperative to complete the implementation of accrual accounting in the Portuguese Administration. It is in this context that we propose the creation of a new figure designated as the Chartered Public Accountant (CPA). It would become mandatory that all head of financial and accounting areas hold the professional title of CPA, with the intent of increasing quality, technical accuracy, responsibility and transparency of public accounts. This new demand would aim at providing the public sector with highly skilled and responsible professionals in the financial and accounting areas. The CPA, being an interlocutor between the Public Administration and the citizens, would have an active role in the fight against corruption. By increasing transparency and responsibility of public accounts we are reducing favorable conditions of misappropriation of public funds. This will constitute a true model of governance in which all elements will become involved in the distribution of public resources in a fair, legal and responsible manner, serving the public interest.2010-08-03T16:19:07Z2010-08-03T00:00:00Z2010-08-032009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2001porFernandes, Cristina da Silva Figueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:03.856301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
title A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
spellingShingle A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
Fernandes, Cristina da Silva Figueira
Accountability
Responsabilidade
Transparência
Contas Públicas
Corrupção
Accountability
Responsibility
Transparency
Public Accounts
Corruption
title_short A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
title_full A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
title_fullStr A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
title_full_unstemmed A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
title_sort A criação da figura de Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP) como forma de melhorar a accountability na gestão pública
author Fernandes, Cristina da Silva Figueira
author_facet Fernandes, Cristina da Silva Figueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cristina da Silva Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Responsabilidade
Transparência
Contas Públicas
Corrupção
Accountability
Responsibility
Transparency
Public Accounts
Corruption
topic Accountability
Responsabilidade
Transparência
Contas Públicas
Corrupção
Accountability
Responsibility
Transparency
Public Accounts
Corruption
description A implementação de uma cultura orientada para os resultados começa a ganhar destaque nos discursos sobre a reforma da Administração Pública portuguesa. Actualmente está em desenvolvimento a reforma do processo orçamental, com o objectivo de estruturar o Orçamento de Estado por programas. Este tipo de Orçamento tem como principal objectivo a alocação dos recursos de acordo com os outcomes verificados. No entanto, esta reforma baseia-se no pressuposto da existência de informação financeira fiável que permita uma análise custo/benefício dos programas, para a qual é imprescindível uma correcta organização contabilística. Sendo assim, é imperioso concluir a implementação da contabilidade patrimonial na Administração Pública portuguesa. É neste contexto que propomos a criação de uma nova figura designada por Técnico Oficial de Contas Públicas (TOCP). Todos os dirigentes da área financeira e contabilística teriam obrigatoriamente de ser detentores do título profissional de TOCP, com o objectivo de aumentar a qualidade, o rigor técnico, a responsabilidade e a transparência das contas públicas. Esta nova exigência teria como finalidade prover o sector público de profissionais altamente qualificados e responsáveis na área financeira e contabilística. O TOCP, como interlocutor entre a Administração Pública e o cidadão, passaria também a desempenhar um papel activo no combate à corrupção. De facto, o aumento da transparência e da responsabilização das contas públicas leva à diminuição das condições favoráveis ao desvio dos dinheiros públicos. Estaríamos assim perante um verdadeiro modelo de governação, em que todos os elementos passariam a estar envolvidos na distribuição dos recursos públicos de forma equitativa, legal, responsável e orientada para o interesse público.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-08-03T16:19:07Z
2010-08-03T00:00:00Z
2010-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2001
url http://hdl.handle.net/10071/2001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134812983787520