Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Compõete, João Gameiro Alpalhão Valentim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11957
Resumo: O estágio pedagógico consiste num longo processo de escolha de opções didáticas e pedagógicas onde há uma sistemática reflexão, análise e avaliação das decisões tomadas ao longo de um ano letivo. O documento apresentado espelha de forma crítica muitas dessas decisões que foram tomadas nas quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação foi operada única e exclusivamente no seio da mesma turma que teve como suporte um planeamento estruturado cautelosamente a fim de diferenciar, da melhor forma possível, o ensino dos grupos de alunos, recorrendo às estratégias de ensino incluindo as demonstrações práticas. A Direção de Turma, também centrada na mesma turma, teve como ponto alto a Saída de Campo onde os alunos beneficiaram de um conjunto de atividades multidisciplinares que contribuíram para a aprendizagem dos mesmos. O Desporto Escolar realizado na modalidade de natação, ajudou bastante no crescimento da instituição pela aposta feita durante o ano letivo, nomeadamente no aumento quantitativo de atletas que de forma progressiva evoluíram a fim de representar a ADM nos encontros competitivos. O Seminário foi realizado em função da realidade observada dentro da comunidade escolar, onde foram apresentadas ideias de inovação e melhoria às estratégias e métodos praticados. Ao longo do documento são apresentadas e refletidas muitas decisões tomadas sempre com o propósito de beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como melhorar a eficácia de toda a comunidade escolar.
id RCAP_1e54b40a278a055e546fb0ebfc19097c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de LisboaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADOCÊNCIADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSTEACHING AND LEARNING MODELSO estágio pedagógico consiste num longo processo de escolha de opções didáticas e pedagógicas onde há uma sistemática reflexão, análise e avaliação das decisões tomadas ao longo de um ano letivo. O documento apresentado espelha de forma crítica muitas dessas decisões que foram tomadas nas quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação foi operada única e exclusivamente no seio da mesma turma que teve como suporte um planeamento estruturado cautelosamente a fim de diferenciar, da melhor forma possível, o ensino dos grupos de alunos, recorrendo às estratégias de ensino incluindo as demonstrações práticas. A Direção de Turma, também centrada na mesma turma, teve como ponto alto a Saída de Campo onde os alunos beneficiaram de um conjunto de atividades multidisciplinares que contribuíram para a aprendizagem dos mesmos. O Desporto Escolar realizado na modalidade de natação, ajudou bastante no crescimento da instituição pela aposta feita durante o ano letivo, nomeadamente no aumento quantitativo de atletas que de forma progressiva evoluíram a fim de representar a ADM nos encontros competitivos. O Seminário foi realizado em função da realidade observada dentro da comunidade escolar, onde foram apresentadas ideias de inovação e melhoria às estratégias e métodos praticados. Ao longo do documento são apresentadas e refletidas muitas decisões tomadas sempre com o propósito de beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como melhorar a eficácia de toda a comunidade escolar.The pedagogical internship consists in a long process of choosing didactic and pedagogical options where there is a systematic reflection, analysis and evaluation of the decisions taken over the course of an academic year. The document presented critically reflects many of these decisions that were made in the four areas of intervention, Teaching, Class Direction, School Sports and Seminar. The Teaching was operated exclusively within the same class that was supported by a careful planning to differentiate, in the best possible way, the teaching of the groups of students, resorting several times to practical demonstrations. The Class Direction, also centred on the same class, had as a highlight the Field Activity where students benefited from a set of multidisciplinary activities that contributed to their learning. The School Sport carried out in the swimming modality, helped a lot in the growth of the institution by the bet made during the school year, namely in the quantitative increase of athletes that progressively evolved in order to represent the ADM in the competitive meetings. The Seminar was held according to the reality observed within the school community, where ideas for innovation and improvement in the strategies and methods practiced were presented. Throughout the document, many decisions are made and reflected, always with the purpose of benefiting the student’s teaching-learning process, as well as improving the effectiveness of the entire school community.2021-05-19T20:08:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11957TID:202725383porCompõete, João Gameiro Alpalhão Valentiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:35.331966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
title Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
Compõete, João Gameiro Alpalhão Valentim
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
TEACHING AND LEARNING MODELS
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Marista de Lisboa
author Compõete, João Gameiro Alpalhão Valentim
author_facet Compõete, João Gameiro Alpalhão Valentim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Compõete, João Gameiro Alpalhão Valentim
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
TEACHING AND LEARNING MODELS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
TEACHING AND LEARNING MODELS
description O estágio pedagógico consiste num longo processo de escolha de opções didáticas e pedagógicas onde há uma sistemática reflexão, análise e avaliação das decisões tomadas ao longo de um ano letivo. O documento apresentado espelha de forma crítica muitas dessas decisões que foram tomadas nas quatro áreas de intervenção, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação foi operada única e exclusivamente no seio da mesma turma que teve como suporte um planeamento estruturado cautelosamente a fim de diferenciar, da melhor forma possível, o ensino dos grupos de alunos, recorrendo às estratégias de ensino incluindo as demonstrações práticas. A Direção de Turma, também centrada na mesma turma, teve como ponto alto a Saída de Campo onde os alunos beneficiaram de um conjunto de atividades multidisciplinares que contribuíram para a aprendizagem dos mesmos. O Desporto Escolar realizado na modalidade de natação, ajudou bastante no crescimento da instituição pela aposta feita durante o ano letivo, nomeadamente no aumento quantitativo de atletas que de forma progressiva evoluíram a fim de representar a ADM nos encontros competitivos. O Seminário foi realizado em função da realidade observada dentro da comunidade escolar, onde foram apresentadas ideias de inovação e melhoria às estratégias e métodos praticados. Ao longo do documento são apresentadas e refletidas muitas decisões tomadas sempre com o propósito de beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como melhorar a eficácia de toda a comunidade escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T20:08:14Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11957
TID:202725383
url http://hdl.handle.net/10437/11957
identifier_str_mv TID:202725383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273081389056