Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20442
Resumo: Relatório da Prática do Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_1e6225d990d7612ed840170cebb806be
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º anoDesenvolvimento de competênciasEducação em ciênciaEnergiaLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática do Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma o uso de tarefas de investigação sobre “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” permite o desenvolvimento de competências dos alunos do 10.º ano. Mais concretamente, pretende-se conhecer as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas pelos alunos, as estratégias e a avaliação que estes fazem sobre a realização deste tipo de tarefas. O trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química e é relativo à lecionação da subunidade “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas”, numa turma composta por dezassete alunos. Durante a intervenção foram realizadas seis tarefas de investigação, distribuídas por três blocos de 90 minutos e quatros blocos de 135 minutos. Para alcançar as finalidades mencionadas, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa. A recolha de dados foi feita recorrendo à observação naturalista, que incluiu a gravação áudio das aulas e as notas de campo, às produções escritas dos alunos e às entrevistas em grupo focado. A análise dos dados permitiu conhecer que à medida que os alunos realizaram as tarefas depararam-se com várias dificuldades. No entanto, estas foram sendo superadas, permitindo o desenvolvimento de competências do tipo conceptual, processual e atitudinal, social e axiológico. Para resolverem as tarefas, os alunos recorreram a várias estratégias, nomeadamente a pesquisa, o trabalho em grupo e a orientação da professora. Na perspetiva dos alunos, o uso de tarefas de investigação nas aulas de Física e Química é bastante positivo, indo ao encontro dos seus gostos e interesses.The main purpose of this work is to understand how inquiry tasks, concerning “Energy in heating/ cooling systems”, contribute to the development of the competences recommended in the Curriculum of Physics and Chemistry for the 10th grade. The aim is thus to identify the difficulties experienced by students when performing inquiry tasks, to know the strategies they use to solve them, their learning and their evaluation about the use of these tasks. This study was conducted in a 10th grade class, involving seventeen students and in order to achieve the above-mentioned goals, six inquiry tasks were implemented over three 90 minutes lessons and four 135 minutes lessons. A qualitative research was used in this study and data collection was performed through the use of naturalistic observation (field notes and audio records), written documents and focus group interviews. The results showed that students experienced some difficulties that were overcome, allowing the development of conceptual, procedural, social, behavioural and axiological competences. Search information, collaborative work and teacher orientation were some of students learning strategies. In students’ perspective, the overall evaluation about inquiry tasks is quite positive since it meets their preferences and interests.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Iva Susana Andrade, 1973-2015-11-11T17:09:51Z20152015-02-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20442TID:201405563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:27.488608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
title Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
spellingShingle Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
title_full Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
title_fullStr Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
title_full_unstemmed Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
title_sort Tarefas de investigação sobre "A energia no aquecimento-arrefecimento de sistemas" : um trabalho com alunos do 10º ano
author Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
author_facet Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Iva Susana Andrade, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Energia
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática do Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11T17:09:51Z
2015
2015-02-12
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20442
TID:201405563
url http://hdl.handle.net/10451/20442
identifier_str_mv TID:201405563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134283798937600