Adaptabilidade de carreira, empregabilidade e competências comportamentais : o impacto diferencial de mobilidade Erasmus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41609 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Adaptabilidade de carreira, empregabilidade e competências comportamentais : o impacto diferencial de mobilidade ErasmusERASMUSAdaptação profissionalEmpregabilidadeCompetênciasTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Enquadrado na perspetiva construtivista da carreira, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto diferencial da mobilidade Erasmus na adaptabilidade de carreira, empregabilidade disposicional e competências comportamentais dos indivíduos, bem como verificar se existem diferenças nestes aspetos entre estudantes e recém-graduados. Pretende-se ainda analisar a relação entre as três variáveis em estudo. Neste sentido, foram recolhidos dados através da aplicação da Escala sobre Adaptabilidade (CAAS – Portugal Form), do Inventário sobre Empregabilidade e da escala das soft skills do Inventário sobre Competências a 77 estudantes universitários e 14 recém-graduados. Dos 91 participantes, 35 estiveram envolvidos na mobilidade Erasmus. Os resultados demonstram que as três variáveis se relacionam positiva e significativamente entre si, bem como que os indivíduos que fizeram Erasmus atribuem mais importância ao papel das competências comportamentais na integração no mercado de trabalho. No fim são discutidas tanto as contribuições deste estudo para a prática, como as suas limitações. São ainda propostas futuras linhas de investigação possíveis.Based in the career construction theory, the present study aims to analyze Erasmus mobility’s differential impact on people’s career adaptability, dispositional employability and soft skills, in addition to investigating if these aspects differ between students and recent graduates. The focus is also on analyzing the relationship between the three variables. With this in mind, data was collected through a survey that encompassed the Career AdaptAbilities Scale (CAAS) – Portugal Form, the Dispositional Measure of Employability (Portuguese form) and the soft skills scale of the Current and Future Business Graduate Competencies (Portuguese form) to 77 university students and 14 recent graduates. Of the 91 participants, 35 were involved in the Erasmus program. The results show that the three variables are positively and significantly related to each other, as well as that individuals who went on Erasmus give a greater importance to the role of soft skills on the integration of graduates in the job market. Practical contributions and limitations of this study are discussed at the end. Future lines of investigation are also proposed.Rafael, Manuel, 1962-Repositório da Universidade de LisboaNogueira, Sara Correia de Sá2020-02-05T09:44:07Z20192019-06-282019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41609TID:202465535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:50.715763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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