As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Susana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8227
Resumo: No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.
id RCAP_1e75df90a959341b23efc7ecf4b29bbd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local portuguêsQuase-mercadoModos de regulaçãoLógica competitivaLógica colaborativaQuasi-marketModes of regulationCompetitive logicCollaborative logicQuasi-marchéModes de régulationLogique compétitiveLogique collaboratriceCuasi-mercadosModos de regulaciónLógica de colaboraciónNo quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.In the context of the transformations, for the last three decades, of national educational system’s modes of regulation, this paper aims to discuss the educational “quasi-market” concept and its application to a Portuguese local context. A first analysis of the interdependencies between private and public schools in that context stresses, on the one hand, some elements related to the “competitive logic”; on the other hand, shows its close articulation with other modes of regulation, namely those of a voluntary and horizontal nature, arising from a “collaborative” logic.Dans le cadre des changements vérifiés sur les modes de régulation des systèmes nationaux d’enseignement pendant les trois dernières décennies, cet article cherche à discuter le concept de “quasi-marché” éducatif et son application à un contexte local portugais. Un premier examen des interdépendances entre écoles (publiques et privées) de ce contexte souligne, d’un côté, certains aspects relatifs à la “logique compétitive”; de l’autre, il montre son étroite imbrication avec d’autres modes de régulation, notamment ceux de caractère volontaire et horizontal, résultat d’une “logique collaboratrice”.En el contexto de los cambios en los modos de regulación de los sistemas nacionales de educación en los últimos tres decenios, este articulo discute el concepto de los “cuasi-mercados” educativos y su aplicación en un contexto local portugués. Un primer análisis de las interdependencias entre los centros educativos (públicos y privados) del contexto destaca, por un lado, algunos de los aspectos relacionados con la “lógica competitiva”; por otro, muestra su estrecha articulación con otros modos de regulación, incluso aquellos de carácter voluntario y horizontal, resultado de una “lógica de colaboración”.Editora Mundos Sociais2014-12-19T17:18:21Z2014-12-01T00:00:00Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/8227por0873-6529Batista, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:17.038137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
title As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
spellingShingle As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
Batista, Susana
Quase-mercado
Modos de regulação
Lógica competitiva
Lógica colaborativa
Quasi-market
Modes of regulation
Competitive logic
Collaborative logic
Quasi-marché
Modes de régulation
Logique compétitive
Logique collaboratrice
Cuasi-mercados
Modos de regulación
Lógica de colaboración
title_short As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
title_full As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
title_fullStr As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
title_full_unstemmed As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
title_sort As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
author Batista, Susana
author_facet Batista, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Quase-mercado
Modos de regulação
Lógica competitiva
Lógica colaborativa
Quasi-market
Modes of regulation
Competitive logic
Collaborative logic
Quasi-marché
Modes de régulation
Logique compétitive
Logique collaboratrice
Cuasi-mercados
Modos de regulación
Lógica de colaboración
topic Quase-mercado
Modos de regulação
Lógica competitiva
Lógica colaborativa
Quasi-market
Modes of regulation
Competitive logic
Collaborative logic
Quasi-marché
Modes de régulation
Logique compétitive
Logique collaboratrice
Cuasi-mercados
Modos de regulación
Lógica de colaboración
description No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19T17:18:21Z
2014-12-01T00:00:00Z
2014-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8227
url http://hdl.handle.net/10071/8227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134699413569536