As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8227 |
Resumo: | No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”. |
id |
RCAP_1e75df90a959341b23efc7ecf4b29bbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local portuguêsQuase-mercadoModos de regulaçãoLógica competitivaLógica colaborativaQuasi-marketModes of regulationCompetitive logicCollaborative logicQuasi-marchéModes de régulationLogique compétitiveLogique collaboratriceCuasi-mercadosModos de regulaciónLógica de colaboraciónNo quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.In the context of the transformations, for the last three decades, of national educational system’s modes of regulation, this paper aims to discuss the educational “quasi-market” concept and its application to a Portuguese local context. A first analysis of the interdependencies between private and public schools in that context stresses, on the one hand, some elements related to the “competitive logic”; on the other hand, shows its close articulation with other modes of regulation, namely those of a voluntary and horizontal nature, arising from a “collaborative” logic.Dans le cadre des changements vérifiés sur les modes de régulation des systèmes nationaux d’enseignement pendant les trois dernières décennies, cet article cherche à discuter le concept de “quasi-marché” éducatif et son application à un contexte local portugais. Un premier examen des interdépendances entre écoles (publiques et privées) de ce contexte souligne, d’un côté, certains aspects relatifs à la “logique compétitive”; de l’autre, il montre son étroite imbrication avec d’autres modes de régulation, notamment ceux de caractère volontaire et horizontal, résultat d’une “logique collaboratrice”.En el contexto de los cambios en los modos de regulación de los sistemas nacionales de educación en los últimos tres decenios, este articulo discute el concepto de los “cuasi-mercados” educativos y su aplicación en un contexto local portugués. Un primer análisis de las interdependencias entre los centros educativos (públicos y privados) del contexto destaca, por un lado, algunos de los aspectos relacionados con la “lógica competitiva”; por otro, muestra su estrecha articulación con otros modos de regulación, incluso aquellos de carácter voluntario y horizontal, resultado de una “lógica de colaboración”.Editora Mundos Sociais2014-12-19T17:18:21Z2014-12-01T00:00:00Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/8227por0873-6529Batista, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:17.038137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
title |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
spellingShingle |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português Batista, Susana Quase-mercado Modos de regulação Lógica competitiva Lógica colaborativa Quasi-market Modes of regulation Competitive logic Collaborative logic Quasi-marché Modes de régulation Logique compétitive Logique collaboratrice Cuasi-mercados Modos de regulación Lógica de colaboración |
title_short |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
title_full |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
title_fullStr |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
title_full_unstemmed |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
title_sort |
As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português |
author |
Batista, Susana |
author_facet |
Batista, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quase-mercado Modos de regulação Lógica competitiva Lógica colaborativa Quasi-market Modes of regulation Competitive logic Collaborative logic Quasi-marché Modes de régulation Logique compétitive Logique collaboratrice Cuasi-mercados Modos de regulación Lógica de colaboración |
topic |
Quase-mercado Modos de regulação Lógica competitiva Lógica colaborativa Quasi-market Modes of regulation Competitive logic Collaborative logic Quasi-marché Modes de régulation Logique compétitive Logique collaboratrice Cuasi-mercados Modos de regulación Lógica de colaboración |
description |
No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19T17:18:21Z 2014-12-01T00:00:00Z 2014-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/8227 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/8227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134699413569536 |