EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Caldas, Inês
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Candeias, Adelinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8083
Resumo: Historicamente o estudo da excelência tem-se focado nos constructos da inteligência, talento, criatividade, sobredotação e motivação. Uma revisão atenta do estado da arte neste domínio identifica uma diversidade de modelos teóricos que focalizam componentes inter e intrapsicológicos distintos que podem definir ou fundamentar o desempenho a alto nível. Neste trabalho defendemos que não se deverá fazer depender o conceito de excelência de apenas um modelo ou perspetiva. Pelo contrário, o desempenho excelente decorre de uma complexa interação de fatores intra e inter-individuais e a sua análise deve tomar em consideração as trajetórias e percursos de existência, aprendizagem e realização. Assim depois de uma discussão baseada em alguns dos modelos teóricos de referência para definir excelência académica, sustentamos uma opção conceptual ao conceito muldimensional e direcionada para a compreensão do indivíduo excelente.
id RCAP_1e7fc72efe69b7eca14c0ccaa12ce0ac
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONALExcelência académicaIndividuo excelenteAbordagem multidimensionalHistoricamente o estudo da excelência tem-se focado nos constructos da inteligência, talento, criatividade, sobredotação e motivação. Uma revisão atenta do estado da arte neste domínio identifica uma diversidade de modelos teóricos que focalizam componentes inter e intrapsicológicos distintos que podem definir ou fundamentar o desempenho a alto nível. Neste trabalho defendemos que não se deverá fazer depender o conceito de excelência de apenas um modelo ou perspetiva. Pelo contrário, o desempenho excelente decorre de uma complexa interação de fatores intra e inter-individuais e a sua análise deve tomar em consideração as trajetórias e percursos de existência, aprendizagem e realização. Assim depois de uma discussão baseada em alguns dos modelos teóricos de referência para definir excelência académica, sustentamos uma opção conceptual ao conceito muldimensional e direcionada para a compreensão do indivíduo excelente.Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia,Psicologia Escolar e Educação2013-01-30T16:28:52Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8083http://hdl.handle.net/10174/8083porMorais Caldas, I. & Candeias, A. A. (2012). Excelência académica: Fundamentos para uma abordagem multidimensional. Revista Amazônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educaçao, 2, 204-219.(ISSN-e: 1983-3415).204-2191983-3415http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4047591http://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?tipo_busqueda=VOLUMEN&revista_busqueda=18453&clave_busqueda=10ndaac@uevora.pt681Morais Caldas, InêsCandeias, Adelindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:30.451889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
title EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
spellingShingle EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
Morais Caldas, Inês
Excelência académica
Individuo excelente
Abordagem multidimensional
title_short EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
title_full EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
title_fullStr EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
title_full_unstemmed EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
title_sort EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL
author Morais Caldas, Inês
author_facet Morais Caldas, Inês
Candeias, Adelinda
author_role author
author2 Candeias, Adelinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Caldas, Inês
Candeias, Adelinda
dc.subject.por.fl_str_mv Excelência académica
Individuo excelente
Abordagem multidimensional
topic Excelência académica
Individuo excelente
Abordagem multidimensional
description Historicamente o estudo da excelência tem-se focado nos constructos da inteligência, talento, criatividade, sobredotação e motivação. Uma revisão atenta do estado da arte neste domínio identifica uma diversidade de modelos teóricos que focalizam componentes inter e intrapsicológicos distintos que podem definir ou fundamentar o desempenho a alto nível. Neste trabalho defendemos que não se deverá fazer depender o conceito de excelência de apenas um modelo ou perspetiva. Pelo contrário, o desempenho excelente decorre de uma complexa interação de fatores intra e inter-individuais e a sua análise deve tomar em consideração as trajetórias e percursos de existência, aprendizagem e realização. Assim depois de uma discussão baseada em alguns dos modelos teóricos de referência para definir excelência académica, sustentamos uma opção conceptual ao conceito muldimensional e direcionada para a compreensão do indivíduo excelente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-30T16:28:52Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8083
http://hdl.handle.net/10174/8083
url http://hdl.handle.net/10174/8083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais Caldas, I. & Candeias, A. A. (2012). Excelência académica: Fundamentos para uma abordagem multidimensional. Revista Amazônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educaçao, 2, 204-219.(ISSN-e: 1983-3415).
204-219
1983-3415
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4047591
http://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?tipo_busqueda=VOLUMEN&revista_busqueda=18453&clave_busqueda=10
nd
aac@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia,Psicologia Escolar e Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia,Psicologia Escolar e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509192830976