O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2610 |
Resumo: | Desde há longos anos que vários investigadores se debruçam sobre a vida de indivíduos excecionais, com o intuito de compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento e expressão do talento e do desempenho de excelência. Cientes da relevância deste tema, bem como da escassa investigação sobre o mesmo a nível nacional, pretendemos com este estudo, compreender o fenómeno da excelência e o desenvolvimento do talento no domínio da dança. A presente investigação caracteriza-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo tendo como principal objetivo: compreender que características pessoais e contextuais estão associadas ao desenvolvimento de desempenhos de excelência nos domínios da dança. Para a sua execução participaram no estudo 8 sujeitos (5 alunos premiados no domínio da dança a nível internacional e 3 dos seus professores), recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados e à metodologia de análise de conteúdo para a codificação dos mesmos. Pretendemos assim contribuir para uma melhor compreensão acerca do desenvolvimento do talento no domínio da dança, em particular numa fase de formação inicial e com destaque para uma faixa etária onde ainda pouco tem sido investigado na literatura, articulando estudos nas idades mais precoces que geralmente contextualizam o tema em torno da sobredotação, com perspetivas mais voltadas para a excelência (ou expertise), tomando como foco o estudo do fenómeno em adultos eminentes. Dentro dos principais resultados encontrados consideramos que poderão existir predisposições individuais para o talento, apresentando-se enquanto características pessoais com potencial para serem desenvolvidas. Para que estas características possam ser evidenciadas em talento e desempenhos superiores necessitam, irrefutavelmente, de ser influenciadas por um conjunto de aspetos e/ou fatores ambientais que vão desde o suporte familiar, ao grupo de pares, professores e outros participantes nas vidas dos indivíduos. |
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