A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4643 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1e863bf7c060e4bffa1a8febf55cfd69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4643 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professoresdiversidade culturaleducação interculturalensino pré-escolar1.º CEBcultural diversityintercultural educationpre-school education1st CEBMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste Relatório de Estágio, realizado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, numa primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens realizadas ao longos das práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB e, numa segunda parte, uma investigação sobre as perceções e práticas de educadores e professores relativamente à gestão da diversidade cultural nas escolas. A investigação, de natureza qualitativa (com recurso à técnica da entrevista), envolveu a participação de 8 docentes: 4 educadores de infância e 4 professores de 1.º CEB e levou a uma análise que evidencia as perceções dos docentes relativamente a temas como diversidade cultural, racismo e desigualdades sociais na escola, bem como as dificuldades e necessidades associadas a estas temáticas e às práticas interculturais adotadas em sala. Os dados obtidos nas entrevistas apresentam a comunicação e o racismo como principais dificuldades associadas a esta temática e a importância do exemplo dado pelo educado/professor no que diz respeito ao combate contra estas dificuldades.This internship report, carried out for completion of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) of the School of Education of Santarém includes, in a first part, the analysis and reflection of the learning experiences carried out during the supervised teaching practices in kindergarten, nursery school and primary school and, in a second part, an investigation about the perceptions and practices of teachers concerning the management of cultural diversity in schools. The qualitative research (interviews) involved the participation of 8 educational professionals: 4 kindergarten educators and 4 primary school teachers and led to an analysis which highlights the teachers' perceptions of issues such as cultural diversity, racism and social inequalities at school, as well as the difficulties and needs associated with these issues and the intercultural practices adopted in the classroom. The data obtained from the interviews shows that communication and racism are the main difficulties associated with this issue and the importance of the example set by the educator/teacher in combating these difficulties.Pappámikail , LiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSantos, Jéssica Andreia Godinho dos2024-01-05T15:33:10Z2023-11-302023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4643TID:203445759por203445759info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:29Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.429695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
title |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
spellingShingle |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores Santos, Jéssica Andreia Godinho dos diversidade cultural educação intercultural ensino pré-escolar 1.º CEB cultural diversity intercultural education pre-school education 1st CEB |
title_short |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
title_full |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
title_fullStr |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
title_full_unstemmed |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
title_sort |
A gestão da diversidade cultural na escola: perceções e práticas de educadores e professores |
author |
Santos, Jéssica Andreia Godinho dos |
author_facet |
Santos, Jéssica Andreia Godinho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pappámikail , Lia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jéssica Andreia Godinho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diversidade cultural educação intercultural ensino pré-escolar 1.º CEB cultural diversity intercultural education pre-school education 1st CEB |
topic |
diversidade cultural educação intercultural ensino pré-escolar 1.º CEB cultural diversity intercultural education pre-school education 1st CEB |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 2023-11-30T00:00:00Z 2024-01-05T15:33:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4643 TID:203445759 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4643 |
identifier_str_mv |
TID:203445759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203445759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137051211202560 |