Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Guida F F
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3996
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência.
id RCAP_1e86b946b4e5ca33a94b7f4a0f4a15f9
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.prática de ensino supervisionadaensino das Ciênciasatividades experimentaislaboratório de ciênciasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-14T09:33:01Z2018-05-142018-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3996http://hdl.handle.net/10314/3996TID:201910756porGomes, Guida F Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.608623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
title Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
spellingShingle Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
Gomes, Guida F F
prática de ensino supervisionada
ensino das Ciências
atividades experimentais
laboratório de ciências
title_short Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
title_full Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
title_fullStr Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
title_full_unstemmed Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
title_sort Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
author Gomes, Guida F F
author_facet Gomes, Guida F F
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Guida F F
dc.subject.por.fl_str_mv prática de ensino supervisionada
ensino das Ciências
atividades experimentais
laboratório de ciências
topic prática de ensino supervisionada
ensino das Ciências
atividades experimentais
laboratório de ciências
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14T09:33:01Z
2018-05-14
2018-04-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3996
http://hdl.handle.net/10314/3996
TID:201910756
url http://hdl.handle.net/10314/3996
identifier_str_mv TID:201910756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924282126336