Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3996 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência. |
id |
RCAP_1e86b946b4e5ca33a94b7f4a0f4a15f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior.prática de ensino supervisionadaensino das Ciênciasatividades experimentaislaboratório de ciênciasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência.Instituto Politécnico da Guarda2018-05-14T09:33:01Z2018-05-142018-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3996http://hdl.handle.net/10314/3996TID:201910756porGomes, Guida F Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.608623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
title |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
spellingShingle |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. Gomes, Guida F F prática de ensino supervisionada ensino das Ciências atividades experimentais laboratório de ciências |
title_short |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
title_full |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
title_fullStr |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
title_full_unstemmed |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
title_sort |
Ensinar os quatro elementos da natureza a crianças da educação pré-escolar num laboratório de ciências do ensino superior. |
author |
Gomes, Guida F F |
author_facet |
Gomes, Guida F F |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Guida F F |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática de ensino supervisionada ensino das Ciências atividades experimentais laboratório de ciências |
topic |
prática de ensino supervisionada ensino das Ciências atividades experimentais laboratório de ciências |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, e visa a obtenção deste grau habilitador à docência. Neste documento apresenta-se uma reflexão critica fundamentada sobre os contextos de ensino formal, bem como dos processos de ensino e aprendizagem onde decorreram as práticas de ensino supervisionadas. Neste contexto, desenvolvemos um estudo enquadrado na educação em ciências para crianças da educação pré-escolar, tendo-se estruturado um conjunto de atividades experimentais a desenvolver no laboratório de ciências de uma instituição de ensino superior. Consideramos que a educação em ciências, deverá ser fomentada pelos educadores/professores, mas de forma a despertar e desenvolver o interesse das crianças pelo mundo que as rodeia. O ensino das ciências a educação pré-escolar enquadra-se na área de Conhecimento do Mundo. Esta, através de estratégias didáticas adequadas, pode proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de cidadãos autónomos, críticos e ativos na sociedade. Foi neste contexto que se estruturou uma sequência de atividades que intitulamos: “Ensinar os quatro elementos da Natureza a crianças do Ensino Pré-Escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior”. Estas atividades poderiam ser implementadas no âmbito da comemoração do Dia da ciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-14T09:33:01Z 2018-05-14 2018-04-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3996 http://hdl.handle.net/10314/3996 TID:201910756 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3996 |
identifier_str_mv |
TID:201910756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924282126336 |