O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jorge Daniel Novais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85658
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios
id RCAP_1e92806bb83277299d78588f37c965cc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxoConsumoConsumo conspícuoGeraçõesIdadesLuxoMindsetRetorno SocialAgesConspicuous consumptionConsumptionGenerationsLuxurySocial returnCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão e NegóciosO marketing desempenha um papel fundamental no mercado do luxo e no consumo conspícuo. O consumo conspícuo é uma expressão de status e soberania social, ao passo que o marketing tem um papel fulcral ao criar e sustentar essa etiqueta de exclusividade no luxo. O presente estudo tem como objetivo contribuir com informação sobre o consumo conspícuo em diferentes gerações, com especial enfoque na geração Z, onde existe uma lacuna de informação sobre o tema. O estudo testa preditores, previamente testados por outros autores, e estabelece um modelo conceptual considerando o retorno social, a autoestima social e o growth mindset como preditores do consumo conspícuo de produtos de luxo e a idade como elemento moderador das relações entre as variáveis. Para testar o questionário utilizou-se um método primário, por questionário com 347 respostas válidas e uma distribuição de género perto dos 50/50. Os resultados demonstraram que a autoestima social e o retorno social são considerados preditores do consumo conspícuo de produtos de luxo, no entanto o growth mindset não tem uma influência positiva neste tipo de consumo. Concluiu-se também que as idades, na presente amostra, não têm influência nas relações anteriores.Marketing plays a fundamental role in the luxury market and conspicuous consumption. Conspicuous consumption is an expression of status and social sovereignty, while marketing has a crucial role in creating and sustaining this label of exclusivity in luxury. This study aims to contribute information on conspicuous consumption in different generations, with a special focus on Generation Z, where there is a lack of information on the subject. The study tests predictors that have been previously tested by other authors and establishes a conceptual model considering social status, social self-esteem, and growth mindset as predictors of conspicuous consumption of luxury products, with age as a moderating element in the relationships between variables. To test the questionnaire, a primary method was used, with a questionnaire consisting of 347 valid responses and a gender distribution close to 50/50. The results demonstrated that social self-esteem and social status are considered predictors of conspicuous consumption of luxury products. However, growth mindset does not have a positive influence on this type of consumption. It was also concluded that age, in the present sample, does not influence the aforementioned relationships.Casais, Beatriz Graça LuzUniversidade do MinhoRodrigues, Jorge Daniel Novais2023-07-202023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85658por203332059info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:20:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:04.242506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
title O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
spellingShingle O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
Rodrigues, Jorge Daniel Novais
Consumo
Consumo conspícuo
Gerações
Idades
Luxo
Mindset
Retorno Social
Ages
Conspicuous consumption
Consumption
Generations
Luxury
Social return
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
title_full O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
title_fullStr O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
title_full_unstemmed O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
title_sort O fator geracional no consumo conspícuo de produtos de luxo
author Rodrigues, Jorge Daniel Novais
author_facet Rodrigues, Jorge Daniel Novais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casais, Beatriz Graça Luz
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jorge Daniel Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Consumo conspícuo
Gerações
Idades
Luxo
Mindset
Retorno Social
Ages
Conspicuous consumption
Consumption
Generations
Luxury
Social return
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Consumo
Consumo conspícuo
Gerações
Idades
Luxo
Mindset
Retorno Social
Ages
Conspicuous consumption
Consumption
Generations
Luxury
Social return
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
2023-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85658
url https://hdl.handle.net/1822/85658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203332059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133349634113536