Consumo conspícuo de acessórios de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonamigo, Mariana Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266912
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre o consumo conspícuo de acessórios de luxo. Dessa maneira, por meio de análises do comportamento do consumidor, objetiva-se descrever como os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950) se manifestam no mercado de acessórios de luxo. Para isso, foi preciso conhecer o contexto em questão, realizando entrevistas de profundidade e posteriormente uma pesquisa de caráter experimental. Na primeira etapa, foram entrevistados consumidores de acessórios de luxo que ao longo das conversas comentaram sobre suas experiências com estes tipos de compras, em que foi possível identificar uma tendência evolutiva no ciclo de compra do consumidor. Na segunda etapa, aplicou-se um experimento em que os entrevistados foram expostos de maneira randomizada a um de dois tipos de editoriais de moda. Com a manipulação das variáveis foi possível analisar diversos comportamentos dos consumidores. Dentre estas análises foram observadas diferenças estatisticamente significativas no que se refere a atração dos consumidores ao item exposto, sendo possível afirmar que a fama do acessório interfere na percepção de atração dos consumidores. O estudo em questão é significante tanto para área acadêmica, uma vez que não se encontram muitos estudos que analisem somente os efeitos snob e bandwagon de Leibenstein (1950), como para o mercado de acessórios de luxo, que poderá usufruir das análises e dos resultados positivos encontrados.
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