A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6213
Resumo: Dissertação mestrado
id RCAP_1e9946116415798cd194c876aa923cb7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico51:372.851372.851:51371.68Dissertação mestradoA Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. Se a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade, no dia-a-dia escolar a sua presença é ainda pouco assídua. Constrangimentos diversos servem de álibi para esta situação: falta de formação dos professores, falta de recursos materiais, muitos alunos por turma, ... Vários projectos foram lançados ao longo de mais de 20 anos para a integração das TIC na escola. Quisemos, com este estudo saber, que impacto tiveram estas iniciativas e os diversos estudos que defendem a integração do computador no processo ensino - aprendizagem da Matemática e de que forma esta integração está a ser feita nas aulas de Matemática, do ensino básico. Participaram neste estudo 202 professores de Matemática dos três ciclos do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicados aos professores. Os resultados parecem indicar que os professores consideram as TIC vantajosas para o ensino da Matemática mas pouco as utilizam com os alunos. Frequentam bastantes acções de formação nesta área, mas de âmbito generalista. Poucos têm formação na utilização das TIC na aula de Matemática. Sugere-se, por isso, acções de formação que permitam aos professores manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para o seu ciclo de ensino e planificar actividades nas áreas que considerem mais vantajosas utilizando as TIC.The ICT - Information and Communication Technology – it’s a key-tool of the society in which we live today, the Information Society. If its use in the most diverse sectors of the society is already a reality, in the day-by-day schoolwork its presence is still little noticed. A variety of constraints serve of alibi for this situation: lack of programs where the teachers could learn, lack of material resources, many pupils for group, … Some projects have been launched throughout more than 20 years for the integration of the ICT at school. We wanted, with this study, know the impact that these initiatives had had and the different studies that defend the integration of the computer in the process of teaching and learning Mathematics and how this integration is being done in the Mathematics classes, in basic education. 202 teachers of Mathematics of the three basic cycles of education had participated in this study. The data has been collected through a questionnaire applied to the teachers. The results seem to indicate that teachers consider advantageous the use of ICT in Mathematics teaching, but only a few uses it with the students. Teachers participate in sufficient programs in this area, but of generalist nature. Few have skills in the use of the ICT in Mathematics lessons. It is suggested, therefore, courses that allow teachers to handle, with dexterity, diverse software’s available for its cycle of education and to design activities in the areas that consider more advantageous, using the ICT.Almeida, ConceiçãoUniversidade do MinhoSousa, Sílvia Cristina da Costa e2006-11-082006-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:34.533583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
spellingShingle A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
51:372.851
372.851:51
371.68
title_short A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_full A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_fullStr A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_sort A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
author Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
author_facet Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Conceição
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sílvia Cristina da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
371.68
topic 51:372.851
372.851:51
371.68
description Dissertação mestrado
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-08
2006-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6213
url http://hdl.handle.net/1822/6213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132375908614144