Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18599 |
Resumo: | A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês. |
id |
RCAP_1e9ea1b0394e1d053c2bba9bccc7accb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18599 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesaAprendizagemBlogueEnsinoLíngua InglesaTICA construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.EDUCOMVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Etelvira Maria QueridoCardoso, Eduardo Luís2015-11-13T19:42:45Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18599porFIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido; CARDOSO, Eduardo Luís - Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. EFT – Educação, Formação e Tecnologias. ISSN 1646-933X Vol.. 4, n.º 2 (2011), p. 50‐601646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:14:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:14:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
title |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
spellingShingle |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa Figueiredo, Etelvira Maria Querido Aprendizagem Blogue Ensino Língua Inglesa TIC |
title_short |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
title_full |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
title_fullStr |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
title_sort |
Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa |
author |
Figueiredo, Etelvira Maria Querido |
author_facet |
Figueiredo, Etelvira Maria Querido Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Etelvira Maria Querido Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Blogue Ensino Língua Inglesa TIC |
topic |
Aprendizagem Blogue Ensino Língua Inglesa TIC |
description |
A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2015-11-13T19:42:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18599 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido; CARDOSO, Eduardo Luís - Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. EFT – Educação, Formação e Tecnologias. ISSN 1646-933X Vol.. 4, n.º 2 (2011), p. 50‐60 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546831422291969 |