Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Etelvira Maria Querido
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, Eduardo Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18599
Resumo: A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.
id RCAP_1e9ea1b0394e1d053c2bba9bccc7accb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesaAprendizagemBlogueEnsinoLíngua InglesaTICA construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.EDUCOMVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Etelvira Maria QueridoCardoso, Eduardo Luís2015-11-13T19:42:45Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18599porFIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido; CARDOSO, Eduardo Luís - Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. EFT – Educação, Formação e Tecnologias. ISSN 1646-933X Vol.. 4, n.º 2 (2011), p. 50‐601646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:14:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:14:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
title Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
spellingShingle Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
Figueiredo, Etelvira Maria Querido
Aprendizagem
Blogue
Ensino
Língua Inglesa
TIC
title_short Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
title_full Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
title_fullStr Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
title_full_unstemmed Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
title_sort Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
author Figueiredo, Etelvira Maria Querido
author_facet Figueiredo, Etelvira Maria Querido
Cardoso, Eduardo Luís
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Etelvira Maria Querido
Cardoso, Eduardo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Blogue
Ensino
Língua Inglesa
TIC
topic Aprendizagem
Blogue
Ensino
Língua Inglesa
TIC
description A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-13T19:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18599
url http://hdl.handle.net/10400.14/18599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido; CARDOSO, Eduardo Luís - Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. EFT – Educação, Formação e Tecnologias. ISSN 1646-933X Vol.. 4, n.º 2 (2011), p. 50‐60
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCOM
publisher.none.fl_str_mv EDUCOM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546831422291969