Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/7487 |
Resumo: | O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens. |
id |
RCAP_eabf032e7e13eb44114deacb37e82abb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/7487 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua InglesaBlog: technology for a meaningful learning of English as a Foreign LanguageBlogueTecnologiasEnsinoAprendizagemLíngua inglesaBlogTechnologiesTeachingLearningEnglish languageO trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.This work studies the construction of a class blog in the classroom as a strategy for learning English as a Foreign Language (EFL) at the high school level. It describes the tool that was used and the model adopted for the creation of the blog, where knowledge is constructed for the development of the communicative competence in the foreign language and the students’ personal and social skills. The results are shown considering the blog as a technological resource that can be used for the development of the four skills in learning a foreign language: reading, listening, writing and speaking. There is also an understanding that skills such as autonomy, active participation, refl ection, responsibility and collaboration are evidences to be taken into account in the evaluation of the process.Universidad do Vale de Rio dos SinosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Etelvira QueridoCardoso, Eduardo Luís2012-01-17T11:16:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/7487porCARDOSO, Eduardo Luís ; FIGUEIREDO, Etelvira Querido - Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 15, n.º 2 (2011), p. 158-1651519-387X2177-6210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/7487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:34.248583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa Blog: technology for a meaningful learning of English as a Foreign Language |
title |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
spellingShingle |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa Figueiredo, Etelvira Querido Blogue Tecnologias Ensino Aprendizagem Língua inglesa Blog Technologies Teaching Learning English language |
title_short |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
title_full |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
title_fullStr |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
title_sort |
Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa |
author |
Figueiredo, Etelvira Querido |
author_facet |
Figueiredo, Etelvira Querido Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Etelvira Querido Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogue Tecnologias Ensino Aprendizagem Língua inglesa Blog Technologies Teaching Learning English language |
topic |
Blogue Tecnologias Ensino Aprendizagem Língua inglesa Blog Technologies Teaching Learning English language |
description |
O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-17T11:16:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/7487 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/7487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARDOSO, Eduardo Luís ; FIGUEIREDO, Etelvira Querido - Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 15, n.º 2 (2011), p. 158-165 1519-387X 2177-6210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad do Vale de Rio dos Sinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad do Vale de Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131744942686208 |