Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Etelvira Querido
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, Eduardo Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/7487
Resumo: O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.
id RCAP_eabf032e7e13eb44114deacb37e82abb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/7487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua InglesaBlog: technology for a meaningful learning of English as a Foreign LanguageBlogueTecnologiasEnsinoAprendizagemLíngua inglesaBlogTechnologiesTeachingLearningEnglish languageO trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.This work studies the construction of a class blog in the classroom as a strategy for learning English as a Foreign Language (EFL) at the high school level. It describes the tool that was used and the model adopted for the creation of the blog, where knowledge is constructed for the development of the communicative competence in the foreign language and the students’ personal and social skills. The results are shown considering the blog as a technological resource that can be used for the development of the four skills in learning a foreign language: reading, listening, writing and speaking. There is also an understanding that skills such as autonomy, active participation, refl ection, responsibility and collaboration are evidences to be taken into account in the evaluation of the process.Universidad do Vale de Rio dos SinosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Etelvira QueridoCardoso, Eduardo Luís2012-01-17T11:16:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/7487porCARDOSO, Eduardo Luís ; FIGUEIREDO, Etelvira Querido - Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 15, n.º 2 (2011), p. 158-1651519-387X2177-6210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/7487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:34.248583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
Blog: technology for a meaningful learning of English as a Foreign Language
title Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
spellingShingle Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
Figueiredo, Etelvira Querido
Blogue
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Blog
Technologies
Teaching
Learning
English language
title_short Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
title_full Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
title_fullStr Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
title_full_unstemmed Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
title_sort Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa
author Figueiredo, Etelvira Querido
author_facet Figueiredo, Etelvira Querido
Cardoso, Eduardo Luís
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Etelvira Querido
Cardoso, Eduardo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Blogue
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Blog
Technologies
Teaching
Learning
English language
topic Blogue
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Blog
Technologies
Teaching
Learning
English language
description O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-17T11:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/7487
url http://hdl.handle.net/10400.14/7487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARDOSO, Eduardo Luís ; FIGUEIREDO, Etelvira Querido - Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 15, n.º 2 (2011), p. 158-165
1519-387X
2177-6210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad do Vale de Rio dos Sinos
publisher.none.fl_str_mv Universidad do Vale de Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131744942686208