O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo Lasek
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197607
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos.
id UFRGS-2_de4ef532582882afb559b22b09556aa6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Ricardo LasekGalante, Renata de Matos2019-08-03T02:31:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/197607001098673Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos.This work aims to use the blog as a pedagogical resource to support the teaching and learning of the English language. For this study, the third year classes of Ensino Médio of Colégio Tiradentes created blogs using the tools WordPress and Strikingly. Being a generation in which technology is present in their daily lives, it was possible to use the blog to improve the learning process of the English language, as well as, a way to stimulate students' interest in the subject, seeking greater dynamism and greater interaction of students with the language studied. Through group work, research, reading and textual production, it was provided to students the opportunity to post, on blogs created by themselves, subjects that were part of their reality or that represented their different interests. This study, therefore, intends to analyze how the use of blogs can impact the teaching-learning process of English Language and what contributions can be seen in the classroom and in students' development.application/pdfporBlogEnsino e aprendizagemTecnologiaLíngua inglesaBlogTeaching-learningEnglish LanguageTechnologyO Blog como recurso para o ensino de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098673.pdf.txt001098673.pdf.txtExtracted Texttext/plain63313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/2/001098673.pdf.txt3015c4198501eb2f38f8bb891b5375f8MD52ORIGINAL001098673.pdfTexto completoapplication/pdf2502031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/1/001098673.pdf9b9b8cee4db1c29d190c492886d92dc3MD5110183/1976072019-08-04 02:29:58.234482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
title O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
spellingShingle O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
Ribeiro, Ricardo Lasek
Blog
Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Língua inglesa
Blog
Teaching-learning
English Language
Technology
title_short O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
title_full O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
title_fullStr O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
title_sort O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
author Ribeiro, Ricardo Lasek
author_facet Ribeiro, Ricardo Lasek
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo Lasek
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galante, Renata de Matos
contributor_str_mv Galante, Renata de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Língua inglesa
topic Blog
Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Língua inglesa
Blog
Teaching-learning
English Language
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Blog
Teaching-learning
English Language
Technology
description Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098673
url http://hdl.handle.net/10183/197607
identifier_str_mv 001098673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/2/001098673.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/1/001098673.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3015c4198501eb2f38f8bb891b5375f8
9b9b8cee4db1c29d190c492886d92dc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447245736116224