O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197607 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos. |
id |
UFRGS-2_de4ef532582882afb559b22b09556aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Ricardo LasekGalante, Renata de Matos2019-08-03T02:31:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/197607001098673Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos.This work aims to use the blog as a pedagogical resource to support the teaching and learning of the English language. For this study, the third year classes of Ensino Médio of Colégio Tiradentes created blogs using the tools WordPress and Strikingly. Being a generation in which technology is present in their daily lives, it was possible to use the blog to improve the learning process of the English language, as well as, a way to stimulate students' interest in the subject, seeking greater dynamism and greater interaction of students with the language studied. Through group work, research, reading and textual production, it was provided to students the opportunity to post, on blogs created by themselves, subjects that were part of their reality or that represented their different interests. This study, therefore, intends to analyze how the use of blogs can impact the teaching-learning process of English Language and what contributions can be seen in the classroom and in students' development.application/pdfporBlogEnsino e aprendizagemTecnologiaLíngua inglesaBlogTeaching-learningEnglish LanguageTechnologyO Blog como recurso para o ensino de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098673.pdf.txt001098673.pdf.txtExtracted Texttext/plain63313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/2/001098673.pdf.txt3015c4198501eb2f38f8bb891b5375f8MD52ORIGINAL001098673.pdfTexto completoapplication/pdf2502031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/1/001098673.pdf9b9b8cee4db1c29d190c492886d92dc3MD5110183/1976072019-08-04 02:29:58.234482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
title |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
spellingShingle |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa Ribeiro, Ricardo Lasek Blog Ensino e aprendizagem Tecnologia Língua inglesa Blog Teaching-learning English Language Technology |
title_short |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
title_full |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
title_sort |
O Blog como recurso para o ensino de língua inglesa |
author |
Ribeiro, Ricardo Lasek |
author_facet |
Ribeiro, Ricardo Lasek |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ricardo Lasek |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
contributor_str_mv |
Galante, Renata de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Ensino e aprendizagem Tecnologia Língua inglesa |
topic |
Blog Ensino e aprendizagem Tecnologia Língua inglesa Blog Teaching-learning English Language Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blog Teaching-learning English Language Technology |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do blog como recurso pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Para este estudo, alunos das duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes criaram blogs utilizando as ferramentas WordPress e Strikingly. Por tratar-se de uma geração em que a tecnologia está presente diariamente em suas vidas, percebeu-se a possibilidade da utilização do blog como potencializador do aprendizado da Língua Inglesa e uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, buscando um maior dinamismo e uma maior interação dos alunos com o idioma estudado. Através do trabalho em grupo, pesquisa, leitura e produção textual, foi proporcionado aos alunos que realizassem postagens, em blogs criados por eles próprios, sobre assuntos que fizessem parte de sua realidade ou que representassem os seus diferentes interesses. Este estudo, portanto, pretende analisar como o uso de blogs pode impactar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e quais as contribuições que podem ser vistas em sala de aula e no desenvolvimento dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-03T02:31:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098673 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197607 |
identifier_str_mv |
001098673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/2/001098673.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197607/1/001098673.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3015c4198501eb2f38f8bb891b5375f8 9b9b8cee4db1c29d190c492886d92dc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447245736116224 |