Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jaqueline Vieira Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15615
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_1ea44b4574e3525f1684a3dee7b63f98
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/15615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridadeAbandono escolarInsucesso escolarDissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAtravés das respostas de uma amostra de alunos do 9º ano (N=74), utilizando como instrumento um questionário de auto-resposta, procedemos à identificação de algumas variáveis que correlacionam positivamente com as perspectivas de continuidade ou de abandono escolar dos estudantes. Os resultados levam a crer que existem relações significativas entre as perspectivas de continuidade dos estudos e a representação que os estudantes fazem da escola e do sentido que atribuem à escolaridade para o seu futuro. Neste sentido, as representações positivas da escola aparecem correlacionadas com atitudes negativas face ao abandono escolar, sendo observado que as raparigas, tendencialmente, apresentam representações mais positivas da escola, comparativamente aos rapazes. Por outro lado, estabeleceram-se relações significativas entre as perspectivas de continuidade nos estudos e o rendimento escolar, avaliado pelas notas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O (re)conhecimento das variáveis que influenciam o abandono ou prossecução dos estudos poderá contribuir para um despiste precoce dos riscos de desistência escolar e, na mesma medida, permite observar as conjunturas que constituem factores de suporte ou resiliência que permitem o prosseguimento dos estudos.We proceeded to identify the several variables, in comparison with the perspectives of success or school dropout of the students. We did this based on the sample of the student answers from the 9th grade (N=74) using as an instrument one questionnaire of self-response. The results lead us to believe that there are correlations between the perspectives of continuing education and the school representation and its sense for the future, by the students. In this sense, the positive school representation appears connected with negative attitudes facing school dropout, noting that girls present more positive school representations than boys. On the other hand, considerable associations are established between perspectives of continuing education and school accomplishment, in rates of Mathematics and Portuguese language. The knowledge of the variables that influence the school dropout and the continuation of the studies may contribute to better address the problem of school dropout. In the same way, this allows us to identify the factors that affiliate students to school and will help them to continue their academic careers.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15615http://hdl.handle.net/10316/15615porLima, Jaqueline Vieira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-27T14:09:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:02.322099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
title Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
Lima, Jaqueline Vieira Silva
Abandono escolar
Insucesso escolar
title_short Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
title_full Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
author Lima, Jaqueline Vieira Silva
author_facet Lima, Jaqueline Vieira Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jaqueline Vieira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Insucesso escolar
topic Abandono escolar
Insucesso escolar
description Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/15615
http://hdl.handle.net/10316/15615
url http://hdl.handle.net/10316/15615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133770710777856