Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gaspar, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8710
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
id RCAP_1ef2cc49b55315ccfd9472bb41ea8150
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?Moodle training for teacher in a Portuguese comprehensive school: what effects to their teaching practice?Formação contínua de professoresMoodleTICProfessoresContinuous teacher trainingICTsTeachersAs tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.The information and communication technologies, as the modern alchemy, are present in all human activity, so it would be very strange if they were not also present in education. The Portuguese legislation sets as compulsory some cyclical and regular training as a condition to career progression to all the teachers, not only nursery teachers but also secondary teachers. This obligation connected with the need felt by the teachers for training in ICTs, in particular in Moodle learning platform, available in almost all Portuguese schools, leads to the widespread of training in this subject. In this article, we portray the practical effects of one of those training through the analysis of data gathered by survey questionnaire. The main conclusions to be drawn are the little significance that teachers attribute to the use of Moodle as a learning platform and that, with or without specific training, most of the teachers only use it to access information sent by the high-level or middle-level leaderships of the schools.Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Repositório AbertoSantos, José RuiGaspar, Ivone2019-11-05T12:26:43Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8710porSantos, José Rui; Gaspar, Ivone - Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente? "RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 12, nº 2 (2014), 11 p.1679-1916https://doi.org/10.22456/1679-1916.53559info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:42.238822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
Moodle training for teacher in a Portuguese comprehensive school: what effects to their teaching practice?
title Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
spellingShingle Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
Santos, José Rui
Formação contínua de professores
Moodle
TIC
Professores
Continuous teacher training
ICTs
Teachers
title_short Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
title_full Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
title_fullStr Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
title_full_unstemmed Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
title_sort Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
Gaspar, Ivone
author_role author
author2 Gaspar, Ivone
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
Gaspar, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Moodle
TIC
Professores
Continuous teacher training
ICTs
Teachers
topic Formação contínua de professores
Moodle
TIC
Professores
Continuous teacher training
ICTs
Teachers
description As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2019-11-05T12:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8710
url http://hdl.handle.net/10400.2/8710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui; Gaspar, Ivone - Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente? "RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 12, nº 2 (2014), 11 p.
1679-1916
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135068729376768