Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, A
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, I, Gil, Henrique, Correia, D
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8051
Resumo: Os videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.
id RCAP_1ef80839db9af7ab8ff6cb87c742d8fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos IdososNintendo® WII? For the Elderly, Yes! Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the ElderlyNintendo WiiidososVideojogosInclusãoQualidade de vidaElderlyVideogamesInclusionQuality of lifeOs videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.Video games are aimed at a younger audience, however, with this study we intend to demonstrate that they can also be leveraged with the elderly. The main objective was to investigate whether the Nintendo® Wii has characteristics that allow promoting and improving the inclusion and quality of life of the elderly. In methodological terms, an exploratory study was chosen, because the confinement constraints associated with the pandemic did not allow the participation of a larger group, in which the participant observation method was applied. Data collection was carried out at the Activities Center of a municipality in the district of Castelo Branco, with the participation of three users. After the activities carried out, it appears that video games contribute to the inclusion and quality of life of the elderly, due to the fact that a collaborative environment is felt among the participants, the relaxed and mutual environment and the smiles and laughter that were heard. The fact that they mastered a technological resource was also emphasized because it gave them a feeling of inclusion in a technological world to which, in most cases, they feel on the sidelines. In short, the use of the Nintendo® Wii made it possible to verify that it can promote and contribute to a healthier and more inclusive life for the elderly.17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI).Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSousa, ARibeiro, IGil, HenriqueCorreia, D2022-07-21T12:47:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8051porSousa, I., Ribeiro, I, Gil, H. & Correia, D. (2022). Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! : Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI54924.2022.9820451. IEEE Xplore Library (ISI).10.23919/CISTI54924.2022.9820451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly
title Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
spellingShingle Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
Sousa, A
Nintendo Wii
idosos
Videojogos
Inclusão
Qualidade de vida
Elderly
Videogames
Inclusion
Quality of life
title_short Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
title_full Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
title_fullStr Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
title_full_unstemmed Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
title_sort Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
author Sousa, A
author_facet Sousa, A
Ribeiro, I
Gil, Henrique
Correia, D
author_role author
author2 Ribeiro, I
Gil, Henrique
Correia, D
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, A
Ribeiro, I
Gil, Henrique
Correia, D
dc.subject.por.fl_str_mv Nintendo Wii
idosos
Videojogos
Inclusão
Qualidade de vida
Elderly
Videogames
Inclusion
Quality of life
topic Nintendo Wii
idosos
Videojogos
Inclusão
Qualidade de vida
Elderly
Videogames
Inclusion
Quality of life
description Os videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21T12:47:19Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8051
url http://hdl.handle.net/10400.11/8051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, I., Ribeiro, I, Gil, H. & Correia, D. (2022). Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! : Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI54924.2022.9820451. IEEE Xplore Library (ISI).
10.23919/CISTI54924.2022.9820451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI).
publisher.none.fl_str_mv 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301869854457856