Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8051 |
Resumo: | Os videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos. |
id |
RCAP_1ef80839db9af7ab8ff6cb87c742d8fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8051 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos IdososNintendo® WII? For the Elderly, Yes! Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the ElderlyNintendo WiiidososVideojogosInclusãoQualidade de vidaElderlyVideogamesInclusionQuality of lifeOs videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos.Video games are aimed at a younger audience, however, with this study we intend to demonstrate that they can also be leveraged with the elderly. The main objective was to investigate whether the Nintendo® Wii has characteristics that allow promoting and improving the inclusion and quality of life of the elderly. In methodological terms, an exploratory study was chosen, because the confinement constraints associated with the pandemic did not allow the participation of a larger group, in which the participant observation method was applied. Data collection was carried out at the Activities Center of a municipality in the district of Castelo Branco, with the participation of three users. After the activities carried out, it appears that video games contribute to the inclusion and quality of life of the elderly, due to the fact that a collaborative environment is felt among the participants, the relaxed and mutual environment and the smiles and laughter that were heard. The fact that they mastered a technological resource was also emphasized because it gave them a feeling of inclusion in a technological world to which, in most cases, they feel on the sidelines. In short, the use of the Nintendo® Wii made it possible to verify that it can promote and contribute to a healthier and more inclusive life for the elderly.17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI).Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSousa, ARibeiro, IGil, HenriqueCorreia, D2022-07-21T12:47:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8051porSousa, I., Ribeiro, I, Gil, H. & Correia, D. (2022). Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! : Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI54924.2022.9820451. IEEE Xplore Library (ISI).10.23919/CISTI54924.2022.9820451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly |
title |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
spellingShingle |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos Sousa, A Nintendo Wii idosos Videojogos Inclusão Qualidade de vida Elderly Videogames Inclusion Quality of life |
title_short |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
title_full |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
title_fullStr |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
title_full_unstemmed |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
title_sort |
Nintendo® Wii? Para os Idosos, Sim! Contributos para uma Melhor Inclusão e Qualidade de Vida dos Idosos |
author |
Sousa, A |
author_facet |
Sousa, A Ribeiro, I Gil, Henrique Correia, D |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, I Gil, Henrique Correia, D |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, A Ribeiro, I Gil, Henrique Correia, D |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nintendo Wii idosos Videojogos Inclusão Qualidade de vida Elderly Videogames Inclusion Quality of life |
topic |
Nintendo Wii idosos Videojogos Inclusão Qualidade de vida Elderly Videogames Inclusion Quality of life |
description |
Os videojogos estão direcionados a um público mais jovem, no entanto, com a realização deste estudo pretendemos demonstrar que os mesmos podem ser potencializados também com os idosos. O principal objetivo foi o de investigar se a Nintendo® Wii, possui caraterísticas que permitam promover e melhorar a inclusão e qualidade vida dos idosos. Em termos metodológicos, optou-se por se um estudo exploratório, porque os constrangimentos de confinamento associados à pandemia não permitiram a participação de um grupo maior, no qual foi aplicado o método de observação participante. A recolha de dados foi realizada no Centro de Atividades de um município do distrito de Castelo Branco, com a participação de três utentes. Após as atividades realizadas verifica-se que os videojogos contribuem para a inclusão e qualidade de vida dos idosos, pelo facto de se sentir um ambiente colaborativo entre os participantes, pelo ambiente descontraído e de entreajuda e pelos sorrisos e gargalhadas que se ouviram. O facto de dominarem um recurso tecnológico também foi enfatizado porque lhes conferiu um sentimento de inclusão num mundo tecnológico ao qual, na maioria dos casos, se sentem à margem. Em suma, a utilização da Nintendo® Wii permitiu verificar que pode promover e contribuir para uma vida mais saudável e inclusiva dos idosos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-21T12:47:19Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8051 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, I., Ribeiro, I, Gil, H. & Correia, D. (2022). Nintendo® WII? For the Elderly, Yes! : Contributions to a Better Inclusion and Quality of Life for the Elderly. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-5, doi: 10.23919/CISTI54924.2022.9820451. IEEE Xplore Library (ISI). 10.23919/CISTI54924.2022.9820451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI). |
publisher.none.fl_str_mv |
17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) -IEEE Xplore Library (ISI). |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301869854457856 |