Relação entre a inteligência emocional e o relacionamento interpessoal em crianças de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carine Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50666
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
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spelling Relação entre a inteligência emocional e o relacionamento interpessoal em crianças de 5 anosInteligência emocionalCompreensão das emoçõesAceitação de paresDesenvolvimento psicossocial na infânciaEmotional intelligenceUnderstanding of emotionsAcceptance of pairsPsychosocial development in early childhoodCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)Os estudos em torno da temática da Inteligência Emocional são essenciais no que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial e ao ajustamento e competência social da criança. Este aspeto é particularmente evidente entre os 5 e os 7 anos, no qual existe um período de desenvolvimento rápido a nível social cognitivo, na medida em que as crianças estejam a melhorar as suas competências na resolução de problemas (Selman, 1980, 1991). As emoções são motivadores e organizadores do comportamento que influência as interações sociais em que este é simultaneamente uma fonte de informação e um processo dinâmico destas interações. Estudos indicam que o conhecimento emocional relaciona-se positivamente com a empatia, comportamento pró-social e estatuto social como também facilita comportamentos socialmente adaptativos, promovendo que a criança perceba quais os sinais sociais que ativam as emoções apropriadas (Izard, 2001, 1991). Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Inteligência Emocional, definida no nosso estudo como competência de compreensão das emoções e de relacionamento entre pares, tomando duas das dimensões mais valorizadas pelos autores. A amostra constitui-se por 36 crianças entre os 4 anos e 9 meses e os 5 anos e 3 meses, que frequentam três escolas no concelho de Guimarães. O conhecimento emocional foi avaliado através da aplicação do Test of Emotion Comprehension (TEC). Para a avaliação da aceitação entre pares, aplicou-se a técnica sociométrica de Nomeação (escolha de colegas para a sua festa de anos). Os resultados deste estudo contrariamente ao esperado demonstram a existência de uma relação negativa entre a compreensão das emoções e o relacionamento entre pares, podendo este dado na nossa amostra ser explicado pela idade mais baixa das crianças avaliadas e, também, pelo reduzido tamanho da amostra. No entanto, os nossos dados confirmam que a Inteligência Emocional e o relacionamento entre pares estão influenciados pelo desenvolvimento psicossocial da criança (linguagem, socialização e cognição). Por último os resultados na compreensão das emoções diferem consoante o género das crianças, sugerindo melhores desempenhos por parte das crianças do sexo feminino.Studies around the subject of emotional intelligence is essential with regard to psychosocial development and the adjustment of social competence from children. This aspect is particularly evident between 5 and 7 years, in which there is a period of rapid development in the social cognitive level, in so far as the children are improving their skills in problem-solving (Selman, 1980, 1991). Emotions are motivators and organizers of the behavior which influences the social interactions in that this is both a source of information and a dynamic process of these interactions. Studies indicate that emotional knowledge is related positively with empathy, pro-social behavior and social status as well as facilitates socially adaptive behaviours, promoting the child understanding of which social signals activate the suitable emotions (Izard, 2001, 1991). This study aims to analyze the relationship between Emotional intelligence, defined in our study as a competence of understanding emotions and relationships among peers, taking two of the dimensions most valued by the authors. The sample is constituted by 36 children between 4 years and 9 months and 5 years and 3 months, attending three schools in the municipality of Guimarães. The emotional knowledge was evaluated by applying the Test of Emotion Comprehension (TEC). For the evaluation of peer acceptance, it was applied the Sociometrist technique of Appointment (choice of colleagues for your birthday party). The results of this study as opposed to the expected show the existence of a negative relationship between the understanding of emotions and the relationship between pairs, and this is explained in our sample by the pale lower age of children evaluated and, also, by the reduced sample size. However, our data confirm that emotional intelligence and the between pair relationship are influenced by the psychosocial development of the child (language, socialization and cognition). Finally the results in understanding the emotions differ depending on the gender of the children, suggesting better performances by children from the same genre.Almeida, Leandro S.Universidade do MinhoPinto, Carine Monteiro20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50666por201841037info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:03.245820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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