A inteligência emocional na performance da trompa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7504 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes, refletindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo da primeira secção é descrever o estágio pedagógico, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Este estágio decorreu no ano letivo de 2019/2020, no Conservatório de Música da Jobra. A segunda secção do Relatório está dividida em duas partes. A primeira, descreve a evolução da inteligência emocional, aprofundando o estudo desse conceito em vários autores. A segunda parte incide sobre um estudo de cariz experimental acerca da forma como a inteligência emocional é capaz de influenciar a performance de um trompista. O conceito de inteligência emocional irá englobar aspetos como a motivação e o otimismo no aluno, bem como quais serão as emoções não reguláveis durante um momento de performance que o influenciam diretamente. O estudo incidirá também sobre a análise do teste de inteligência emocional designado Trait Meta-Mood Scale – 24, criado para quantificar a inteligência emocional. No final é possível compreender que a inteligência emocional tem sim um papel muito importante na performance, bem como na forma em que isso é observável. |
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A inteligência emocional na performance da trompaInteligência emocionalPerformanceRegulaçãoEmoçõesEmotional intelligenceRegulationEmotionsDomínio/Área Científica : HumanidadesEste Relatório de Estágio está dividido em duas partes, refletindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo da primeira secção é descrever o estágio pedagógico, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Este estágio decorreu no ano letivo de 2019/2020, no Conservatório de Música da Jobra. A segunda secção do Relatório está dividida em duas partes. A primeira, descreve a evolução da inteligência emocional, aprofundando o estudo desse conceito em vários autores. A segunda parte incide sobre um estudo de cariz experimental acerca da forma como a inteligência emocional é capaz de influenciar a performance de um trompista. O conceito de inteligência emocional irá englobar aspetos como a motivação e o otimismo no aluno, bem como quais serão as emoções não reguláveis durante um momento de performance que o influenciam diretamente. O estudo incidirá também sobre a análise do teste de inteligência emocional designado Trait Meta-Mood Scale – 24, criado para quantificar a inteligência emocional. No final é possível compreender que a inteligência emocional tem sim um papel muito importante na performance, bem como na forma em que isso é observável.Abstract : This Internship Report is divided into two parts, reflecting the work developed under the Master's degree in Music Teaching, taught at the Higher School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco. The objective of the first section is to describe the pedagogical internship, in the context of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice. This internship took place in the 2019/2020 school year at the Jobra Conservatory of Music. The second section of the Report is divided into two parts. The first describes the evolution of emotional intelligence, deepening the study of this concept in several authors. The second part focuses on an experimental study about how emotional intelligence is able to influence the performance of a horn player. The concept of emotional intelligence will encompass aspects such as motivation and optimism in the student, as well as what will be the non-adjustable emotions during a moment of performance that directly influence them. The study will also focus on the analysis of the emotional intelligence test called Trait Meta-Mood Scale – 24, designed to quantify emotional intelligence. In the end it is possible to understand that emotional intelligence does have a very important role in performance, as well as in the way in which it is observable.Raimundo, José Filomeno MartinsGuerreiro, Paulo Jorge GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMeireles, Nádia Raquel Matos2021-04-07T15:44:59Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7504TID:202692388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:01.491297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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