O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11789
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, etc., que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.
id RCAP_1f0fa24d3f046b21eae4b65d58b6a49a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiênciasWebquestEducaçãoTecnologiaEnsino superiorNeste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, etc., que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.Universidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11789por“RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação”. ISSN 1679-1916. 8:3 (2010)1679-191610.22456/1679-1916.18082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:48.594034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
title O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
spellingShingle O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
Bottentuit Junior, João Batista
Webquest
Educação
Tecnologia
Ensino superior
title_short O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
title_full O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
title_fullStr O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
title_full_unstemmed O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
title_sort O uso da estratégia WebQuest no ensino superior: uma análise de duas experiências
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Webquest
Educação
Tecnologia
Ensino superior
topic Webquest
Educação
Tecnologia
Ensino superior
description Neste artigo apresentamos os resultados de duas experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino superior com a metodologia WebQuest. As amostras foram compostas por turmas de alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. As propostas de atividades feitas a ambas as turmas foram distintas, uma vez que os objetivos foram aferir a aceitação e o envolvimento dos alunos numa perspectiva de produção, num caso, e de utilização, no outro, da metodologia WebQuests em contexto educativo. Os resultados mostram que as estratégias foram bem recebidas pelos alunos em ambas os casos, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades diferenciadas ao nível da pesquisa, análise, trabalho de grupo, etc., que são tão importantes no contexto da sociedade em que vivemos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11789
url http://hdl.handle.net/1822/11789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação”. ISSN 1679-1916. 8:3 (2010)
1679-1916
10.22456/1679-1916.18082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132355420487680