“Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Susana Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8239
Resumo: A receção e influência do Integralismo Lusitano no Brasil, iniciado na década de vinte, com a distribuição da revista Nação Portuguesa em terras de Vera Cruz, é protagonizada por uma plêiade de políticos e escritores brasileiros que divulgam o pensamento de António Sardinha na imprensa, intensificam o diálogo epistolar e intercambiam livros e revistas. São eles Gilberto Freire, Oliveira Lima, Jackson de Figueiredo e Elysio de Carvalho que nas páginas de A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco, serão unânimes na admiração pelo poeta, revisor da história nacional e criador de um sistema politico e cultural hispânico que dará os seus frutos nas décadas seguintes.
id RCAP_1f21a78ce666f3f2844374298a6ffefd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.Estudos portuguesesestudos brasileirosrelações luso-brasileirasAntónio SardinhaIntegralismo LusitanoA receção e influência do Integralismo Lusitano no Brasil, iniciado na década de vinte, com a distribuição da revista Nação Portuguesa em terras de Vera Cruz, é protagonizada por uma plêiade de políticos e escritores brasileiros que divulgam o pensamento de António Sardinha na imprensa, intensificam o diálogo epistolar e intercambiam livros e revistas. São eles Gilberto Freire, Oliveira Lima, Jackson de Figueiredo e Elysio de Carvalho que nas páginas de A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco, serão unânimes na admiração pelo poeta, revisor da história nacional e criador de um sistema politico e cultural hispânico que dará os seus frutos nas décadas seguintes.Rio de Janeiro/ Porto: Rede SíriusRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRelvas, Susana Rocha2024-02-08T09:53:00Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8239por978-85-5676-014-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T02:30:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:25.131646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
title “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
spellingShingle “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
Relvas, Susana Rocha
Estudos portugueses
estudos brasileiros
relações luso-brasileiras
António Sardinha
Integralismo Lusitano
title_short “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
title_full “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
title_fullStr “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
title_full_unstemmed “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
title_sort “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
author Relvas, Susana Rocha
author_facet Relvas, Susana Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Relvas, Susana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos portugueses
estudos brasileiros
relações luso-brasileiras
António Sardinha
Integralismo Lusitano
topic Estudos portugueses
estudos brasileiros
relações luso-brasileiras
António Sardinha
Integralismo Lusitano
description A receção e influência do Integralismo Lusitano no Brasil, iniciado na década de vinte, com a distribuição da revista Nação Portuguesa em terras de Vera Cruz, é protagonizada por uma plêiade de políticos e escritores brasileiros que divulgam o pensamento de António Sardinha na imprensa, intensificam o diálogo epistolar e intercambiam livros e revistas. São eles Gilberto Freire, Oliveira Lima, Jackson de Figueiredo e Elysio de Carvalho que nas páginas de A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco, serão unânimes na admiração pelo poeta, revisor da história nacional e criador de um sistema politico e cultural hispânico que dará os seus frutos nas décadas seguintes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2024-02-08T09:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8239
url http://hdl.handle.net/10400.19/8239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-85-5676-014-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro/ Porto: Rede Sírius
publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro/ Porto: Rede Sírius
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137425364090880