Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lígia Daniela Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2992
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_1f2ea9daa3b97f4dd6b541bc015f9c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantilLiteratura infantilPoesiaNaturezaTransversalidadeChildren´s literaturePoetryNatureMainstreamingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de Estágio foi elaborado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Apresenta as atividades desenvolvidas na Prática Supervisionada do Mestrado, em particular no 1º Ciclo, com destaque para o tema de investigação “Poesia para crianças e Natureza – contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil”. Com o presente estudo pretendemos relacionar a Literatura Infantil, mais especificamente a poesia para crianças, com a temática da natureza, e a área do Estudo do Meio. Assim, tentámos promover o processo de ensino-aprendizagem utilizando como elemento transversal a poesia para crianças como forma de transmissão de conhecimento. A partir da leitura de poesia para crianças e natureza pretendemos desenvolver a construção do conhecimento dos alunos acerca de outras temáticas, como a qualidade do ambiente e do ar, os tipos de poluição e as medidas para proteger o ambiente. Do ponto de vista metodológico, esta investigação tratou-se de um estudo de caso e decorrer numa turma de dezoito alunos.Abstract: This internship report was prepared as part of the conclusion of the Master in Preschool Education and Elementary Teaching from Castelo Branco’s Superior School of Education. The activities developed in the Supervised Practice Master are presented, particularly in the 1st cycle, with emphasis on the research topic "Poetry for Children and Nature - contribution to a reflection on the mainstreaming of children's literature." With this study we intend to approach children's literature, specifically poetry for children, connected with nature, within the area of environmental studies. This way we tried to promote the process of teaching and learning using poetry for children as a means of transmitting knowledge. From the reading of poetry for children and nature we intend to develop the construction of students' knowledge about other issues, such as the quality of the environment and air, the types of pollution and measures to protect the environment. From a methodological point of view, this research consisted of a case study in progress in a class of eighteen students.Pires, Maria da Natividade CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Lígia Daniela Pinto2015-10-09T12:41:19Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2992TID:201039710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:11.788366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
title Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
spellingShingle Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
Dias, Lígia Daniela Pinto
Literatura infantil
Poesia
Natureza
Transversalidade
Children´s literature
Poetry
Nature
Mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
title_full Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
title_fullStr Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
title_full_unstemmed Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
title_sort Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
author Dias, Lígia Daniela Pinto
author_facet Dias, Lígia Daniela Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Maria da Natividade Carvalho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lígia Daniela Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Poesia
Natureza
Transversalidade
Children´s literature
Poetry
Nature
Mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura infantil
Poesia
Natureza
Transversalidade
Children´s literature
Poetry
Nature
Mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T12:41:19Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2992
TID:201039710
url http://hdl.handle.net/10400.11/2992
identifier_str_mv TID:201039710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130803918077952