Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11813 |
Resumo: | Este trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente. |
id |
RCAP_1f3abf857a6f7d1afc17e7268f419542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11813 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básicoEnsino vocacional de músicaAnálise musicalLinguagem musical no instrumentoGuitarra clássicaFormação musicalInterdisciplinaridadeVocational teaching of musicMusical analysisMusical language on the instrumentClassical guitarMusical formationInterdisciplinarityEste trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.This final Master's thesis intends to be a contribution to the integration of musical analysis in instrument classes in the Basic Education level (from 10 and 15 years old) of specialized music education. The work consists of a model proposal to be applied throughout Basic Education. This is based on the interdisciplinarity between Musical Formation and instruments class. All the content of this model aims to contribute to a better training of students in the field of musical analysis and consequently in the interpretation of musical works and in the application of functional harmony. This internship report is divided into two parts. The first is dedicated to the stage held at the Conservatório de Música do Porto in the class of Professor João Machado. This includes a contextualization of the Conservatory, a summary of its history, its educational offer, its objectives, a summary and a small analysis on the teaching of classical guitar. In addition, it contains an analysis of the classes observed and taught during the internship. The second part contains the model described earlier.Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMachado, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, César Antero Marinho2018-07-31T13:24:24Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11813TID:201957361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.747598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
title |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
spellingShingle |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico Pinto, César Antero Marinho Ensino vocacional de música Análise musical Linguagem musical no instrumento Guitarra clássica Formação musical Interdisciplinaridade Vocational teaching of music Musical analysis Musical language on the instrument Classical guitar Musical formation Interdisciplinarity |
title_short |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
title_full |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
title_fullStr |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
title_sort |
Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico |
author |
Pinto, César Antero Marinho |
author_facet |
Pinto, César Antero Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Machado, João Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, César Antero Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino vocacional de música Análise musical Linguagem musical no instrumento Guitarra clássica Formação musical Interdisciplinaridade Vocational teaching of music Musical analysis Musical language on the instrument Classical guitar Musical formation Interdisciplinarity |
topic |
Ensino vocacional de música Análise musical Linguagem musical no instrumento Guitarra clássica Formação musical Interdisciplinaridade Vocational teaching of music Musical analysis Musical language on the instrument Classical guitar Musical formation Interdisciplinarity |
description |
Este trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31T13:24:24Z 2018-07-19 2018-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11813 TID:201957361 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11813 |
identifier_str_mv |
TID:201957361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472603381760 |