Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, César Antero Marinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11813
Resumo: Este trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.
id RCAP_1f3abf857a6f7d1afc17e7268f419542
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básicoEnsino vocacional de músicaAnálise musicalLinguagem musical no instrumentoGuitarra clássicaFormação musicalInterdisciplinaridadeVocational teaching of musicMusical analysisMusical language on the instrumentClassical guitarMusical formationInterdisciplinarityEste trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.This final Master's thesis intends to be a contribution to the integration of musical analysis in instrument classes in the Basic Education level (from 10 and 15 years old) of specialized music education. The work consists of a model proposal to be applied throughout Basic Education. This is based on the interdisciplinarity between Musical Formation and instruments class. All the content of this model aims to contribute to a better training of students in the field of musical analysis and consequently in the interpretation of musical works and in the application of functional harmony. This internship report is divided into two parts. The first is dedicated to the stage held at the Conservatório de Música do Porto in the class of Professor João Machado. This includes a contextualization of the Conservatory, a summary of its history, its educational offer, its objectives, a summary and a small analysis on the teaching of classical guitar. In addition, it contains an analysis of the classes observed and taught during the internship. The second part contains the model described earlier.Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMachado, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, César Antero Marinho2018-07-31T13:24:24Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11813TID:201957361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.747598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
title Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
spellingShingle Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
Pinto, César Antero Marinho
Ensino vocacional de música
Análise musical
Linguagem musical no instrumento
Guitarra clássica
Formação musical
Interdisciplinaridade
Vocational teaching of music
Musical analysis
Musical language on the instrument
Classical guitar
Musical formation
Interdisciplinarity
title_short Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
title_full Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
title_fullStr Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
title_full_unstemmed Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
title_sort Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básico
author Pinto, César Antero Marinho
author_facet Pinto, César Antero Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Machado, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, César Antero Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino vocacional de música
Análise musical
Linguagem musical no instrumento
Guitarra clássica
Formação musical
Interdisciplinaridade
Vocational teaching of music
Musical analysis
Musical language on the instrument
Classical guitar
Musical formation
Interdisciplinarity
topic Ensino vocacional de música
Análise musical
Linguagem musical no instrumento
Guitarra clássica
Formação musical
Interdisciplinaridade
Vocational teaching of music
Musical analysis
Musical language on the instrument
Classical guitar
Musical formation
Interdisciplinarity
description Este trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31T13:24:24Z
2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11813
TID:201957361
url http://hdl.handle.net/10400.22/11813
identifier_str_mv TID:201957361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472603381760