O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Manuel Duarte João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14804
Resumo: O ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.
id RCAP_1f4ad9ad93523a045de83a35aa895b95
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil dos professores portugueses de PLE na China continentalPortuguês língua estrangeiraChina continentalEnsino superiorProfessores portuguesesPortuguese as a foreign languageMainland ChinaHigher educationPortuguese lecturersPortugués como lengua extranjeraChina continentalEducación superiorProfesores portuguesesPortugais comme langue étrangèreChine continentaleEnseignement supérieurProfesseurs portugaisO ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.Abstract Portuguese as a Foreign Language (PFL) teaching has flourished in Chinese territory due to the deepening of socio-economic and diplomatic relations with Portuguese-speaking countries. Learning Portuguese has been synonymous with competitiveness and employability for students learning Portuguese in more than fifty higher education institutions across China. Due to the rapid growth of the teaching of Portuguese and the territorial extension, there are particularities of PFL in China that still lack a detailed and descriptive analysis. In this context, this article aims to understand the profile of Portuguese teachers in mainland China. Based on questionnaires to lecturers, the main findings of this study reveal aspects such as the quantitative dimension, academic, and professional training, geographical distribution, or the current employment situation of these lecturers, affected, in many cases, by the effects of the pandemic.Resumen La enseñanza de Portugués como Lengua Extranjera ha prosperado en territorio chino debido a la profundización de las relaciones socioeconómicas y diplomáticas con los países de habla portuguesa. Aprender el idioma portugués ha sido sinónimo de competitividad y empleabilidad para los estudiantes portugueses presentes en más de cincuenta instituciones de educación superior repartidas por diferentes regiones de China. Por el rápido crecimiento de la enseñanza y la extensión territorial, existen particularidades del PLE en China que aún carecen de un análisis detallado y descriptivo. En este contexto, este artículo tiene como objetivo comprender el perfil y las características de los profesores de portugués en China continental. Mediante el uso de cuestionarios dirigidos a los docentes, las principales conclusiones de este estudio permiten comprender aspectos como la dimensión cuantitativa, la formación académica y profesional, la distribución geográfica o la situación laboral actual de estos docentes, afectados, en muchos casos, por los efectos de la pandemia.Résumé L'enseignement du portugais comme langue étrangère a prospéré sur le territoire chinois grâce à l'approfondissement des relations socio-économiques et diplomatiques avec les pays lusophones. Apprendre la langue portugaise a été synonyme de compétitivité et d'employabilité pour les étudiants portugais présents dans plus de cinquante établissements d'enseignement supérieur répartis dans différentes régions de Chine. En raison de la croissance rapide de l'éducation et de l'extension territoriale, il y a des particularités du PLE en Chine qui manquent encore d'une analyse détaillée et descriptive. Dans ce contexte, cet article vise à comprendre le profil et les caractéristiques des enseignants portugais en Chine continentale. A travers l'utilisation de questionnaires destinés aux enseignants, les principales conclusions de cette étude nous permettent de comprendre des aspects tels que la dimension quantitative, la formation académique et professionnelle, la répartition géographique ou la situation actuelle de l'emploi de ces enseignants, affectés, dans de nombreux cas, par les effets de la pandémie.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLPires, Manuel Duarte João2022-07-08T12:09:36Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14804porJoão Pires, M. (2022). O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 79–96. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.3142182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:32.497423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
title O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
spellingShingle O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
Pires, Manuel Duarte João
Português língua estrangeira
China continental
Ensino superior
Professores portugueses
Portuguese as a foreign language
Mainland China
Higher education
Portuguese lecturers
Portugués como lengua extranjera
China continental
Educación superior
Profesores portugueses
Portugais comme langue étrangère
Chine continentale
Enseignement supérieur
Professeurs portugais
title_short O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
title_full O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
title_fullStr O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
title_full_unstemmed O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
title_sort O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental
author Pires, Manuel Duarte João
author_facet Pires, Manuel Duarte João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Manuel Duarte João
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira
China continental
Ensino superior
Professores portugueses
Portuguese as a foreign language
Mainland China
Higher education
Portuguese lecturers
Portugués como lengua extranjera
China continental
Educación superior
Profesores portugueses
Portugais comme langue étrangère
Chine continentale
Enseignement supérieur
Professeurs portugais
topic Português língua estrangeira
China continental
Ensino superior
Professores portugueses
Portuguese as a foreign language
Mainland China
Higher education
Portuguese lecturers
Portugués como lengua extranjera
China continental
Educación superior
Profesores portugueses
Portugais comme langue étrangère
Chine continentale
Enseignement supérieur
Professeurs portugais
description O ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08T12:09:36Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14804
url http://hdl.handle.net/10400.21/14804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv João Pires, M. (2022). O perfil dos professores portugueses de PLE na China continental. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 79–96. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133497539952640