Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/162508 |
Resumo: | Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário Embora sendo a sexta língua mais falada no mundo e possuindo um estatuto social na RAE Macau, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para público geral-estudantes universitários chineses é enquadrado como aprendizagem de uma língua estrangeira que acontece em contexto formal, designadamente de nível universitário, que tem atingido uma atenção ampla de investigadores. Tendo em conta que o ensino universitário de Língua Portuguesa explodiu no novo século, um fenômeno de boom de Português na China, para os acadêmicos que testemunharam esse processo, muitos têm discutido e pesquisado as suas deficiências, uma das quais indica que nos manuais didáticos utilizados não integraram efetivamente componentes culturais para os recursos linguísticos. Perante a situação, o presente trabalho pretende evidenciar a pertinência da inclusão das componentes culturais, propondo a sua integração de forma sistemática e equilibrada na unidade curricular da língua portuguesa no ensino superior na China Continental. Assim, esta dissertação destaca a relação inseparável entre o ensino da cultura e o ensino de PLE, classificando várias componentes culturais que devem ser consideradas e também enunciando as características dos manuais na abordagem comunicativa adequada com componentes culturais. Por outro lado, o artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de análise dos 5 manuais mais utilizados no contexto universitário chinês na investigação através do uso do modelo de análise de modelo definido, apresentar as propostas de uso dos manuais Cidades de Mar e Cultura e História de Portugal. |
id |
RCAP_8ad9b90e839e736a2af668b148ec0448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/162508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino UniversitárioPLEAbordagem ComunicativaComponentes culturaisLínguaCulturaChina ContinentalCommunicative ApproachMainland ChinaPortuguese as a Foreign LanguageCultural ComponentsLanguageCultureDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEnsino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário Embora sendo a sexta língua mais falada no mundo e possuindo um estatuto social na RAE Macau, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para público geral-estudantes universitários chineses é enquadrado como aprendizagem de uma língua estrangeira que acontece em contexto formal, designadamente de nível universitário, que tem atingido uma atenção ampla de investigadores. Tendo em conta que o ensino universitário de Língua Portuguesa explodiu no novo século, um fenômeno de boom de Português na China, para os acadêmicos que testemunharam esse processo, muitos têm discutido e pesquisado as suas deficiências, uma das quais indica que nos manuais didáticos utilizados não integraram efetivamente componentes culturais para os recursos linguísticos. Perante a situação, o presente trabalho pretende evidenciar a pertinência da inclusão das componentes culturais, propondo a sua integração de forma sistemática e equilibrada na unidade curricular da língua portuguesa no ensino superior na China Continental. Assim, esta dissertação destaca a relação inseparável entre o ensino da cultura e o ensino de PLE, classificando várias componentes culturais que devem ser consideradas e também enunciando as características dos manuais na abordagem comunicativa adequada com componentes culturais. Por outro lado, o artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de análise dos 5 manuais mais utilizados no contexto universitário chinês na investigação através do uso do modelo de análise de modelo definido, apresentar as propostas de uso dos manuais Cidades de Mar e Cultura e História de Portugal.The education of Portuguese foreign language education in China Continent: proposals of including culture elements in University education Despite being the sixth most spoken language in the world and having a social status in the Macao SAR, the teaching and learning of Portuguese for the general public - Chinese university students is seen as learning a foreign language that takes place in a formal text, namely at university level , which has drawn wide attention from researchers. Since the university teaching of the Portuguese language exploded in the new century, a Portuguese boom phenomenon in China. For the academics who witnessed this process, many have discussed and researched its deficiencies, one of which indicates that the didactic manuals used did not effectively integrate cultural components into linguistic resources. In view of this situation, the present work intends to highlight the pertinence of including cultural components, proposing their integration in a systematic and balanced way in the curricular unit of the Portuguese language in higher education in Mainland China. On the one hand, this dissertation highlights the inseparable relationship between the teaching of culture and the teaching of PLE, classifying various cultural components that must be considered and also enunciating the characteristics of manuals in the appropriate communicative approach with cultural components. On the other hand, the article has an exploratory character and proposes, based on the analysis of the 5 most used manuals in the Chinese university context in research through the use of the defined analysis model, to present proposals for the use of the Cities of Sea and Culture and History of Portugal.Almeida, Sílvia Maria Cândido deRUNDongdong, Ning2023-06-232026-07-23T00:00:00Z2023-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/162508TID:203329260porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:45:28Zoai:run.unl.pt:10362/162508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:57.026841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
title |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
spellingShingle |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário Dongdong, Ning PLE Abordagem Comunicativa Componentes culturais Língua Cultura China Continental Communicative Approach Mainland China Portuguese as a Foreign Language Cultural Components Language Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
title_full |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
title_fullStr |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
title_full_unstemmed |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
title_sort |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário |
author |
Dongdong, Ning |
author_facet |
Dongdong, Ning |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Sílvia Maria Cândido de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dongdong, Ning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PLE Abordagem Comunicativa Componentes culturais Língua Cultura China Continental Communicative Approach Mainland China Portuguese as a Foreign Language Cultural Components Language Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
PLE Abordagem Comunicativa Componentes culturais Língua Cultura China Continental Communicative Approach Mainland China Portuguese as a Foreign Language Cultural Components Language Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário Embora sendo a sexta língua mais falada no mundo e possuindo um estatuto social na RAE Macau, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para público geral-estudantes universitários chineses é enquadrado como aprendizagem de uma língua estrangeira que acontece em contexto formal, designadamente de nível universitário, que tem atingido uma atenção ampla de investigadores. Tendo em conta que o ensino universitário de Língua Portuguesa explodiu no novo século, um fenômeno de boom de Português na China, para os acadêmicos que testemunharam esse processo, muitos têm discutido e pesquisado as suas deficiências, uma das quais indica que nos manuais didáticos utilizados não integraram efetivamente componentes culturais para os recursos linguísticos. Perante a situação, o presente trabalho pretende evidenciar a pertinência da inclusão das componentes culturais, propondo a sua integração de forma sistemática e equilibrada na unidade curricular da língua portuguesa no ensino superior na China Continental. Assim, esta dissertação destaca a relação inseparável entre o ensino da cultura e o ensino de PLE, classificando várias componentes culturais que devem ser consideradas e também enunciando as características dos manuais na abordagem comunicativa adequada com componentes culturais. Por outro lado, o artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de análise dos 5 manuais mais utilizados no contexto universitário chinês na investigação através do uso do modelo de análise de modelo definido, apresentar as propostas de uso dos manuais Cidades de Mar e Cultura e História de Portugal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23 2023-06-23T00:00:00Z 2026-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/162508 TID:203329260 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/162508 |
identifier_str_mv |
TID:203329260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138170220052480 |