Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dongdong, Ning
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/162508
Resumo: Ensino da língua portuguesa na China Continental: Propostas para a Inclusão de Componentes Culturais no Ensino Universitário Embora sendo a sexta língua mais falada no mundo e possuindo um estatuto social na RAE Macau, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para público geral-estudantes universitários chineses é enquadrado como aprendizagem de uma língua estrangeira que acontece em contexto formal, designadamente de nível universitário, que tem atingido uma atenção ampla de investigadores. Tendo em conta que o ensino universitário de Língua Portuguesa explodiu no novo século, um fenômeno de boom de Português na China, para os acadêmicos que testemunharam esse processo, muitos têm discutido e pesquisado as suas deficiências, uma das quais indica que nos manuais didáticos utilizados não integraram efetivamente componentes culturais para os recursos linguísticos. Perante a situação, o presente trabalho pretende evidenciar a pertinência da inclusão das componentes culturais, propondo a sua integração de forma sistemática e equilibrada na unidade curricular da língua portuguesa no ensino superior na China Continental. Assim, esta dissertação destaca a relação inseparável entre o ensino da cultura e o ensino de PLE, classificando várias componentes culturais que devem ser consideradas e também enunciando as características dos manuais na abordagem comunicativa adequada com componentes culturais. Por outro lado, o artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de análise dos 5 manuais mais utilizados no contexto universitário chinês na investigação através do uso do modelo de análise de modelo definido, apresentar as propostas de uso dos manuais Cidades de Mar e Cultura e História de Portugal.
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