Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revista.esepf.pt/article/view/29504 |
Resumo: | A chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora. |
id |
RCAP_1f64f6014f0231976d6eeba9d35cfc1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional EducationAlpha, a Geração Hiperconectada e a Educação EmocionalGeração AlphaHiperconexãoHabilidades SocioemocionaisA chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora.A denominada Geração Alpha é encontrada por todos os cidadãos nascidos a partir do ano de 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, no entanto, apesar de todas as tecnologias oferecidas, a mesma carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre jovens, é preciso que a mesma seja estimulada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas aptas e confiantes para lidar com frentes, medos e angústias. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a educação socioemocional dos proprietários da geração alfa frente ao mundo cada vez mais tecnológico.A metodologia utilizada enquadra-se como artigo de reflexão teórica, por meio de revisão bibliográfica. Como resultado obtido-se essa geração requerido educação plena e humanizadora. Para isso, a necessidade de educar emocionalmente precisa de um enfoque integrado.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://revista.esepf.pt/article/view/29504Saber & Educar; Vol. 30 No. 1 (2021): The Future of Childhood TodaySaber e Educar; Vol. 30 N.º 1 (2021): Caderno temático: O presente do futuro da Infância1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/29504https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21042https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21043Zanbello, Beatriz LopesFerdinandi, FernandaCastardo, Ana Paula BorgesGrossi-Milani, RuteMacuch, Regiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T10:32:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:05.135802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education Alpha, a Geração Hiperconectada e a Educação Emocional |
title |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
spellingShingle |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education Zanbello, Beatriz Lopes Geração Alpha Hiperconexão Habilidades Socioemocionais |
title_short |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
title_full |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
title_fullStr |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
title_full_unstemmed |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
title_sort |
Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education |
author |
Zanbello, Beatriz Lopes |
author_facet |
Zanbello, Beatriz Lopes Ferdinandi, Fernanda Castardo, Ana Paula Borges Grossi-Milani, Rute Macuch, Regiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferdinandi, Fernanda Castardo, Ana Paula Borges Grossi-Milani, Rute Macuch, Regiane da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanbello, Beatriz Lopes Ferdinandi, Fernanda Castardo, Ana Paula Borges Grossi-Milani, Rute Macuch, Regiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Alpha Hiperconexão Habilidades Socioemocionais |
topic |
Geração Alpha Hiperconexão Habilidades Socioemocionais |
description |
A chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.esepf.pt/article/view/29504 |
url |
https://revista.esepf.pt/article/view/29504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.esepf.pt/article/view/29504 https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21042 https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saber & Educar; Vol. 30 No. 1 (2021): The Future of Childhood Today Saber e Educar; Vol. 30 N.º 1 (2021): Caderno temático: O presente do futuro da Infância 1647-2144 0873-3600 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130942479007744 |