Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanbello, Beatriz Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferdinandi, Fernanda, Castardo, Ana Paula Borges, Grossi-Milani, Rute, Macuch, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revista.esepf.pt/article/view/29504
Resumo: A chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora.
id RCAP_1f64f6014f0231976d6eeba9d35cfc1a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional EducationAlpha, a Geração Hiperconectada e a Educação EmocionalGeração AlphaHiperconexãoHabilidades SocioemocionaisA chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora.A denominada Geração Alpha é encontrada por todos os cidadãos nascidos a partir do ano de 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, no entanto, apesar de todas as tecnologias oferecidas, a mesma carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre jovens, é preciso que a mesma seja estimulada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas aptas e confiantes para lidar com frentes, medos e angústias. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a educação socioemocional dos proprietários da geração alfa frente ao mundo cada vez mais tecnológico.A metodologia utilizada enquadra-se como artigo de reflexão teórica, por meio de revisão bibliográfica. Como resultado obtido-se essa geração requerido educação plena e humanizadora. Para isso, a necessidade de educar emocionalmente precisa de um enfoque integrado.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://revista.esepf.pt/article/view/29504Saber & Educar; Vol. 30 No. 1 (2021): The Future of Childhood TodaySaber e Educar; Vol. 30 N.º 1 (2021): Caderno temático: O presente do futuro da Infância1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/29504https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21042https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21043Zanbello, Beatriz LopesFerdinandi, FernandaCastardo, Ana Paula BorgesGrossi-Milani, RuteMacuch, Regiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T10:32:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:05.135802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
Alpha, a Geração Hiperconectada e a Educação Emocional
title Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
spellingShingle Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
Zanbello, Beatriz Lopes
Geração Alpha
Hiperconexão
Habilidades Socioemocionais
title_short Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
title_full Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
title_fullStr Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
title_full_unstemmed Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
title_sort Alpha, the Hyper-Connected Generation and Emotional Education
author Zanbello, Beatriz Lopes
author_facet Zanbello, Beatriz Lopes
Ferdinandi, Fernanda
Castardo, Ana Paula Borges
Grossi-Milani, Rute
Macuch, Regiane da Silva
author_role author
author2 Ferdinandi, Fernanda
Castardo, Ana Paula Borges
Grossi-Milani, Rute
Macuch, Regiane da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanbello, Beatriz Lopes
Ferdinandi, Fernanda
Castardo, Ana Paula Borges
Grossi-Milani, Rute
Macuch, Regiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Alpha
Hiperconexão
Habilidades Socioemocionais
topic Geração Alpha
Hiperconexão
Habilidades Socioemocionais
description A chamada Geração Alfa é composta por todos os cidadãos nascidos após 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, porém, apesar de todas as tecnologias oferecidas, carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre os jovens, ela precisa ser incentivada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas capazes e confiantes para lidar com frentes, medos e ansiedades. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a educação socioemocional de pertencer à geração alfa em um mundo cada vez mais tecnológico. A metodologia utilizada enquadra-se em um artigo de reflexão teórica, por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto.Como resultado, descobri-se que esta geração requer de uma educação integral e humanizadora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.esepf.pt/article/view/29504
url https://revista.esepf.pt/article/view/29504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.esepf.pt/article/view/29504
https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21042
https://revista.esepf.pt/article/view/29504/21043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv Saber & Educar; Vol. 30 No. 1 (2021): The Future of Childhood Today
Saber e Educar; Vol. 30 N.º 1 (2021): Caderno temático: O presente do futuro da Infância
1647-2144
0873-3600
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130942479007744