El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23370
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_1f669c688b5ba6bbb42cdc17600cb83b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escritaLíngua espanhola - Estudo e ensinoLéxicoCursos profissionaisExpressão escritaMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2015Neste relatório apresentamos o trabalho levado a cabo no Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, onde tivemos oportunidade de pôr em prática uma unidade didática numa turma de 11º ano de escolaridade de Espanhol de nível A.2, de um curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Como alvo de intervenção didática, centrámos o nosso trabalho em torno do tema “Deportes y gestión”, privilegiando o ensino do espanhol com fins específicos e a motivação para a aquisição de léxico especializado. Para esse efeito, nas atividades realizadas ao longo de seis aulas, num total de 540 minutos, tratámos assuntos relacionados com o desporto e a gestão desportiva, a saber, modalidades desportivas, funções do gestor desportivo, tratamentos de manutenção de piscinas e relvados, campos de futebol, etc. Na verdade, procurámos indagar se um trabalho incidente sobre este tipo de textos, com alunos de nível intermédio de LE, lhes permitia progredir na aquisição de léxico específico para o desenvolvimento do seu discurso escrito. Os resultados obtidos na descrição técnica final, por comparação com aquela que produziram inicialmente, revelam uma progressão significativa dos alunos. A diversificação de atividades, a criação de um blog para a turma, a consolidação progressiva dos saberes em trabalho cooperativo dentro e fora da sala de aula, propiciando contextos de comunicação reais, foram as estratégias de lecionação implementadas, tendo em vista o fomento da motivação e da autonomia dos alunos. A avaliação formativa e sumativa adaptada aos catorze elementos da turma demostram uma indubitável evolução de treze discentes, o que revela, claramente, que o ensino do espanhol com fins específicos deve ser preconizado em turmas de cursos profissionais.En este informe se presenta el trabajo llevado a cabo en el Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, donde hemos tenido la oportunidad de poner en práctica una unidad didáctica de nivel A.2 en un grupo de 11º año de la asignatura de Español, del curso profesional de Técnico de Apoyo a la Gestión Deportiva. Como objeto de nuestra intervención didáctica, hemos enfocado nuestro trabajo en torno al tema “Deportes y gestión”, privilegiando el español con fines específicos y la motivación para la adquisición de léxico especializado. En las actividades realizadas a lo largo de las seis clases de la intervención lectiva, en un total de 540 minutos, hemos tratado aspectos relativos al deporte y a la gestión deportiva, dicho en otros términos, modalidades deportivas, funciones del gestor deportivo, tratamientos de las piscinas y del césped, reglas del fútbol, etc. Así que, intentamos averiguar si un trabajo sistemático sobre este tipo de textos y la realización de actividades de léxico, con alumnos de nivel intermedio de ELE, les hacía progresar en la adquisición de léxico específico para el desarrollo de la expresión escrita. Los resultados obtenidos en el informe final, comparativamente a los textos producidos al inicio, han revelado una notable progresión de los alumnos. La diversificación de las actividades, la creación de un blog para la clase, la consolidación progresiva de los saberes en trabajo cooperativo dentro y fuera del aula, propiciando contextos de comunicación reales, han sido las estrategias de enseñanza implementadas para fomentar la motivación y la autonomía de los alumnos. La evaluación formativa y sumativa, adaptada a los catorce elementos de la clase demuestra la indudable evolución de trece discentes lo que revela, claramente, que la enseñanza del español con fines específicos debe ser objeto de una mayor atención en las clases de Español en lo que atañe a cursos profesionales.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-2016-04-12T16:40:43Z20152015-07-202015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23370TID:201432714spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:44.458666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
title El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
spellingShingle El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
Pereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-
Língua espanhola - Estudo e ensino
Léxico
Cursos profissionais
Expressão escrita
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
title_full El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
title_fullStr El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
title_full_unstemmed El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
title_sort El léxico especializado para el desarrollo de la expresión escrita
author Pereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-
author_facet Pereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria José Garcia Henriques, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - Estudo e ensino
Léxico
Cursos profissionais
Expressão escrita
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Língua espanhola - Estudo e ensino
Léxico
Cursos profissionais
Expressão escrita
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-07-20
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-12T16:40:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23370
TID:201432714
url http://hdl.handle.net/10451/23370
identifier_str_mv TID:201432714
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134318080032768