El texto autobiográfico para desarrollo de la expresión escrita en las clases de ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Sónia Cristina de Almeida, 1978-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23898
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2015
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spelling El texto autobiográfico para desarrollo de la expresión escrita en las clases de ELEAutobiografiaImagemEscritaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol, Universidade de Lisboa, 2015A presente investigação resulta de um estudo realizado junto de alunos de uma turma de 11º ano de Espanhol (Sistema Educativo Português), nível iniciação (A2), do Ensino Profissional, no âmbito da disciplina de Introdução às Práticas Pedagógicas III. O estudo procurou aferir os contributos do texto autobiográfico no desenvolvimento de competências específicas enquadradas na expressão escrita. O processo de investigação começou com a aplicação de um questionário que visava perceber o nível de motivação dos alunos para o tipo de texto que se pretendia abordar (autobiografia). Posteriormente, implementou-se uma sequência didáctica, que priorizou os interesses revelados pelos educandos no questionário inicial e que privilegiou actividades de produção textual. A sequência de actividades seleccionada pretendia permitir a recolha de evidências relativas ao desempenho de cada discente no que à produção escrita diz respeito. No final, y com base no portfólio de cada aluno, procedeu-se à avaliação dos resultados obtidos, destacando-se os progressos verificados. A fundamentação teórica realça, por um lado, as principais linhas de consenso e de controversia (identificação ou não, por si só, de um género textual; forma de apresentação: poesia ou prosa; presença/ausencia do autor), entre teóricoa que têm dedicado parte da sua investigação ao texto autobiográfico, nomeadamente Phillipe Lejeune y Paul de Man, e, por outro lado, os aspectos associados ao processo de expressão escrita (planificação, redação e revisão/aperfeiçoamento textual). Tendo em conta a metodologia implementada nesta investigação, verificou-se, na fase final, que os alunos da referida turma evidenciaram progresos notórios, que se traduziram na tradução de textos mais ricos do ponto de vista do vocabulario, da construção sintáctica e, mais específicamente, no uso de tempos verbais no pretérito indefinido e perfeito (conteúdo gramatical abordado na unidade didáctica previamente definida). Conclui-se, portanto, que os alunos, motivados para o estudo do texto autobiográfico, com o qual se identificam, desenvolvem competências ao nível da expressão escrita, envolvendo-se, com maior empenho, em todo o processo de produção textual.La presente investigación resulta de un estudio realizado con alumnos del 11. º año de Español (Sistema Educativo Portugués), nivel iniciación (A2), de Enseñanza Profesional, en el ámbito de la asignatura de Introdução às Práticas Pedagógicas III. El estudio procuró realzar los aportes del texto autobiográfico en el desarrollo de competencias específicas encuadradas en la expresión escrita. El proceso de investigación empezó con la aplicación de un cuestionario que visaba descubrir el nivel de motivación de los alumnos para el tipo de texto que se pretendía abordar (autobiografía). Posteriormente, se implementó una secuencia didáctica, que priorizó los intereses revelados por los educandos en el cuestionario inicial y que privilegió actividades de producción textual. La secuencia de tareas seleccionada pretendía permitir la recoja de evidencias relativas al desempeño de cada discente en lo que a la expresión escrita se refiere. Al final, y con base en el portafolio de cada alumno, se procedió a la evaluación de los resultados obtenidos, destacando los progresos verificados. La fundamentación teórica realza, por un lado, las principales líneas de consenso y de controversia (identificación o no, por sí solas, con un género textual; forma de presentación: poesía o prosa; presencia/ausencia del autor), entre teóricos que han dedicado parte de su investigación al texto autobiográfico, principalmente Phillipe Lejeune y Paul de Man, y, por otro lado, los aspectos asociados al proceso de expresión escrita (planificación, redacción y revisión/perfeccionamiento textual). Teniendo en cuenta la metodología implementada en esta investigación, se verificó, en la fase final, que los alumnos evidenciaron progresos notorios, que se tradujeron en la producción de textos más ricos desde el punto de vista del vocabulario, de la construcción sintáctica y, más específicamente, del uso de los tiempos verbales en pretérito indefinido y perfecto (contenido gramatical abordado en la unidad didáctica previamente definida). Se concluye, por lo tanto, que los alumnos, motivados para el estudio del texto autobiográfico, con el cual se identifican, desarrollan competencias a nivel de la expresión escrita, participando, con mayor empeño, en todo el proceso de producción textual.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaResende, Sónia Cristina de Almeida, 1978-2016-06-01T17:03:33Z20152015-10-072015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23898spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:12:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:07.358851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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