Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6300 |
Resumo: | Neste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado. |
id |
RCAP_1f6df8961d01dc587082a9583bcfd32a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...Formas geométricasJardim de infânciaJogoTabela de dupla entradaGame playGeometric shapesKindergartenTwo-way tableNeste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.In this paper we talk about the building of mathematical knowledge at a public kindergarten, in Porto, through game play; in particular, we address the geometric shapes and Carroll diagrams. These issues were addressed in a joint manner, in an activity that also covered motor expression. This strategy turned out to be useful for motivating preschoolers and engaging them in activities involving complex contents. This text is focused on observation, planning, implementation and evaluation of the activity. We concluded that the targets we set met the needs and interests of children, and that the activity contributed to their overall development.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, SofiaGomes, DianaMaia, João Sampaio2015-06-16T10:06:16Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.331302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
title |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
spellingShingle |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... Santos, Sofia Formas geométricas Jardim de infância Jogo Tabela de dupla entrada Game play Geometric shapes Kindergarten Two-way table |
title_short |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
title_full |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
title_fullStr |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
title_full_unstemmed |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
title_sort |
Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono... |
author |
Santos, Sofia |
author_facet |
Santos, Sofia Gomes, Diana Maia, João Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Diana Maia, João Sampaio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sofia Gomes, Diana Maia, João Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formas geométricas Jardim de infância Jogo Tabela de dupla entrada Game play Geometric shapes Kindergarten Two-way table |
topic |
Formas geométricas Jardim de infância Jogo Tabela de dupla entrada Game play Geometric shapes Kindergarten Two-way table |
description |
Neste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-16T10:06:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6300 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364017045504 |