Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Diana, Maia, João Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6300
Resumo: Neste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.
id RCAP_1f6df8961d01dc587082a9583bcfd32a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...Formas geométricasJardim de infânciaJogoTabela de dupla entradaGame playGeometric shapesKindergartenTwo-way tableNeste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.In this paper we talk about the building of mathematical knowledge at a public kindergarten, in Porto, through game play; in particular, we address the geometric shapes and Carroll diagrams. These issues were addressed in a joint manner, in an activity that also covered motor expression. This strategy turned out to be useful for motivating preschoolers and engaging them in activities involving complex contents. This text is focused on observation, planning, implementation and evaluation of the activity. We concluded that the targets we set met the needs and interests of children, and that the activity contributed to their overall development.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, SofiaGomes, DianaMaia, João Sampaio2015-06-16T10:06:16Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.331302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
title Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
spellingShingle Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
Santos, Sofia
Formas geométricas
Jardim de infância
Jogo
Tabela de dupla entrada
Game play
Geometric shapes
Kindergarten
Two-way table
title_short Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
title_full Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
title_fullStr Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
title_full_unstemmed Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
title_sort Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...
author Santos, Sofia
author_facet Santos, Sofia
Gomes, Diana
Maia, João Sampaio
author_role author
author2 Gomes, Diana
Maia, João Sampaio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sofia
Gomes, Diana
Maia, João Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Formas geométricas
Jardim de infância
Jogo
Tabela de dupla entrada
Game play
Geometric shapes
Kindergarten
Two-way table
topic Formas geométricas
Jardim de infância
Jogo
Tabela de dupla entrada
Game play
Geometric shapes
Kindergarten
Two-way table
description Neste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T10:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6300
url http://hdl.handle.net/10400.22/6300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364017045504