Brincar com a geometria na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balinha, Filipa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52501
Resumo: Este artigo descreve a exploração de tarefas de geometria, com um grupo de crianças a frequentar a educação Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20 crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações topológicas, à leitura de mapas e à orientação espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou evidente que é possível trabalhar geometria, nestas idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam pensadas para a educação pré-escolar atendendo aos documentos curriculares. Desta forma, podemos interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças a crescer e a aprender brincando.
id RCAP_62d8170061c89bb7e2a9368224041ff6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52501
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar com a geometria na educação pré-escolarMatemáticaJardim de InfânciaGeometriaPré-escolarMathematicsKindergartenGeometryPreschoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo descreve a exploração de tarefas de geometria, com um grupo de crianças a frequentar a educação Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20 crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações topológicas, à leitura de mapas e à orientação espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou evidente que é possível trabalhar geometria, nestas idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam pensadas para a educação pré-escolar atendendo aos documentos curriculares. Desta forma, podemos interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças a crescer e a aprender brincando.This article describes the exploration of geometry tasks with a group of children attending pre-school education in Braga. Four tasks were presented in the context of geometry to a group of 20 children aged 3 to 4 years. The tasks included the approach to geometric figures, the topological relations, maps reading and spatial orientation. As it is described in this article, it became clear that with practice, at this age, you can work geometry and mathematics as long the tasks are presented in the form of games or challenges. It is important that the tasks are designed for pre-school education attending the curriculum documents. In this way, we can connect the several areas of knowledge and build interesting and challenging tasks to help children grow and learn while playing.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionEscola Superior de Educação de Paula FrassinettiUniversidade do MinhoBalinha, FilipaMamede, Ema20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52501porBalinha, F. & Mamede, E. (2016). Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber & Educar, 21, 118-129.1647-214410.17346/se.vol21.220http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/25/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:07.042842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar com a geometria na educação pré-escolar
title Brincar com a geometria na educação pré-escolar
spellingShingle Brincar com a geometria na educação pré-escolar
Balinha, Filipa
Matemática
Jardim de Infância
Geometria
Pré-escolar
Mathematics
Kindergarten
Geometry
Preschool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Brincar com a geometria na educação pré-escolar
title_full Brincar com a geometria na educação pré-escolar
title_fullStr Brincar com a geometria na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Brincar com a geometria na educação pré-escolar
title_sort Brincar com a geometria na educação pré-escolar
author Balinha, Filipa
author_facet Balinha, Filipa
Mamede, Ema
author_role author
author2 Mamede, Ema
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Balinha, Filipa
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Jardim de Infância
Geometria
Pré-escolar
Mathematics
Kindergarten
Geometry
Preschool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Matemática
Jardim de Infância
Geometria
Pré-escolar
Mathematics
Kindergarten
Geometry
Preschool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo descreve a exploração de tarefas de geometria, com um grupo de crianças a frequentar a educação Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20 crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações topológicas, à leitura de mapas e à orientação espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou evidente que é possível trabalhar geometria, nestas idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam pensadas para a educação pré-escolar atendendo aos documentos curriculares. Desta forma, podemos interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças a crescer e a aprender brincando.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52501
url http://hdl.handle.net/1822/52501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Balinha, F. & Mamede, E. (2016). Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber & Educar, 21, 118-129.
1647-2144
10.17346/se.vol21.220
http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/25/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133125886869504