Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Correa da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9917
Resumo: A Perturbação da Aprendizagem Específica com manifestação de Défice na Leitura afeta entre 5 a 15% da população mundial, sendo mais predominante no género masculino. O DSM-5 já preconiza e reporta a ideia associada ao fato de que esta perturbação não se limita exclusivamente ao contexto escolar na infância e na adolescência, e sim perpetua-se ao longo da vida adulta do sujeito (Blashfield, Keeley, Flanagan & Miles 2014). Os estudos apresentaram estatisticamente que indivíduos com este tipo de diagnóstico conseguem ter uma vida de progressivamente positiva e resiliente, no entanto, podem apresentar algumas dificuldades, sintomas psicopatológicos e limitações específicas diferente dos resultados nos indivíduos normativos (Teles, 2004). Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos sintomas psicopatológicos e na resiliência entre o grupo com PAE-DL (N=23) e o grupo normativo com (N=27). Os participantes com a perturbação PAE-DL pontuaram significativamente mais alto nos sintomas psicopatológicos, pontuaram mais baixos na manifestação da resiliência e apresentaram resultados similares nas correlações positivas e negativas a cerca número de anos de estudo relacionados aos sintomas psicopatológicos e resiliência. Discute-se ao longo do desenvolvimento da pesquisa potenciais motivos destes achados, levando em consideração que a literatura é escassa.
id RCAP_1f7a52c6b251b366db952ceb2f3f76b6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)Perturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na LeituraPopulação AdultaResiliênciaSintomas PsicopatológicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Perturbação da Aprendizagem Específica com manifestação de Défice na Leitura afeta entre 5 a 15% da população mundial, sendo mais predominante no género masculino. O DSM-5 já preconiza e reporta a ideia associada ao fato de que esta perturbação não se limita exclusivamente ao contexto escolar na infância e na adolescência, e sim perpetua-se ao longo da vida adulta do sujeito (Blashfield, Keeley, Flanagan & Miles 2014). Os estudos apresentaram estatisticamente que indivíduos com este tipo de diagnóstico conseguem ter uma vida de progressivamente positiva e resiliente, no entanto, podem apresentar algumas dificuldades, sintomas psicopatológicos e limitações específicas diferente dos resultados nos indivíduos normativos (Teles, 2004). Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos sintomas psicopatológicos e na resiliência entre o grupo com PAE-DL (N=23) e o grupo normativo com (N=27). Os participantes com a perturbação PAE-DL pontuaram significativamente mais alto nos sintomas psicopatológicos, pontuaram mais baixos na manifestação da resiliência e apresentaram resultados similares nas correlações positivas e negativas a cerca número de anos de estudo relacionados aos sintomas psicopatológicos e resiliência. Discute-se ao longo do desenvolvimento da pesquisa potenciais motivos destes achados, levando em consideração que a literatura é escassa.Specific Learning Disorder with Reading Deficit affects between 5 and 15% of the world's population, being more prevalent in the male gender. The DSM-5 already advocates and reports the idea associated with the fact that this disturbance is not limited exclusively to the school context in childhood and adolescence but perpetuates throughout the subject's adult life (Blashfield, Keeley, Flanagan & Miles 2014). The studies presented statistically that individuals with this type of diagnosis can have a progressively positive and resilient life, however, may present some difficulties, psychopathological symptoms and specific limitations different from the results in normative individuals (Teles, 2004). In this study we evaluated potential differences in psychopathological symptoms and resilience between the group with DL-PAE (N = 23) and the normative group with (N = 27). Participants with the PAE-DL disorder scored significantly higher on the psychopathological symptoms, scored lower on the manifestation of resilience, and presented similar results in both positive and negative correlations over the number of years of study related to psychopathological symptoms and resilience. Throughout the development of the research, it is discussed potential reasons for these findings, taking into account that the literature is scarce.Maia, Luís Alberto Coelho RebeloSimões, Maria de Fátima de JesusRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhauBibliorumSilva, Juliana Correa da2020-03-10T17:09:15Z2018-11-082018-10-042018-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9917TID:202357392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:00.339762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
title Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
spellingShingle Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
Silva, Juliana Correa da
Perturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
População Adulta
Resiliência
Sintomas Psicopatológicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
title_full Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
title_fullStr Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
title_full_unstemmed Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
title_sort Sintomas psicopatológicos e a resiliência em adultos com perturbação da aprendizagem específica com déficit da leitura (PAE-DL)
author Silva, Juliana Correa da
author_facet Silva, Juliana Correa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo
Simões, Maria de Fátima de Jesus
Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Correa da
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
População Adulta
Resiliência
Sintomas Psicopatológicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Perturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
População Adulta
Resiliência
Sintomas Psicopatológicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A Perturbação da Aprendizagem Específica com manifestação de Défice na Leitura afeta entre 5 a 15% da população mundial, sendo mais predominante no género masculino. O DSM-5 já preconiza e reporta a ideia associada ao fato de que esta perturbação não se limita exclusivamente ao contexto escolar na infância e na adolescência, e sim perpetua-se ao longo da vida adulta do sujeito (Blashfield, Keeley, Flanagan & Miles 2014). Os estudos apresentaram estatisticamente que indivíduos com este tipo de diagnóstico conseguem ter uma vida de progressivamente positiva e resiliente, no entanto, podem apresentar algumas dificuldades, sintomas psicopatológicos e limitações específicas diferente dos resultados nos indivíduos normativos (Teles, 2004). Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos sintomas psicopatológicos e na resiliência entre o grupo com PAE-DL (N=23) e o grupo normativo com (N=27). Os participantes com a perturbação PAE-DL pontuaram significativamente mais alto nos sintomas psicopatológicos, pontuaram mais baixos na manifestação da resiliência e apresentaram resultados similares nas correlações positivas e negativas a cerca número de anos de estudo relacionados aos sintomas psicopatológicos e resiliência. Discute-se ao longo do desenvolvimento da pesquisa potenciais motivos destes achados, levando em consideração que a literatura é escassa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
2018-10-04
2018-11-08T00:00:00Z
2020-03-10T17:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9917
TID:202357392
url http://hdl.handle.net/10400.6/9917
identifier_str_mv TID:202357392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390778191872