Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Mariana Matos da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7988
Resumo: A Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura é uma problemática que sempre teve uma visibilidade na fase infantil, pois é a fase do ciclo vital na qual os indivíduos revelam as suas dificuldades através do ensino. No entanto, segundo o DSM-5, estima-se que cerca de 4% da população adulta é disléxica e que este diagnóstico é vitalício. Esta visão tem levantado uma série de dúvidas na comunidade científica, que encontrou aqui um novo rumo de investigação. Muitos dos estudos que têm surgido tratam o bem-estar destes adultos, nomeadamente o apoio/suporte social de que são alvo e ainda a ansiedade inerente à realização de tarefas. Nesta investigação são avaliadas as variáveis suporte social e os seus vários subtipos e ainda são avaliados os níveis de ansiedade-estado. Estas variáveis são comparadas entre indivíduos com PAE-DL (N=26) e sem o diagnóstico de PAE-DL (N=313). As conclusões demonstram que os níveis de ansiedade-estado são mais elevados nos participantes com PAE-DL do que em indivíduos sem dislexia. No entanto, é revelado que não existem diferenças significativas no que concerne ao suporte social e aos seus subtipos.
id RCAP_1613bd2ff07b6eb850b55e6a664b2793
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na AnsiedadeAnsiedade-EstadoPerturbação da Aprendizagem Específica – LeituraSuporte Social.A Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura é uma problemática que sempre teve uma visibilidade na fase infantil, pois é a fase do ciclo vital na qual os indivíduos revelam as suas dificuldades através do ensino. No entanto, segundo o DSM-5, estima-se que cerca de 4% da população adulta é disléxica e que este diagnóstico é vitalício. Esta visão tem levantado uma série de dúvidas na comunidade científica, que encontrou aqui um novo rumo de investigação. Muitos dos estudos que têm surgido tratam o bem-estar destes adultos, nomeadamente o apoio/suporte social de que são alvo e ainda a ansiedade inerente à realização de tarefas. Nesta investigação são avaliadas as variáveis suporte social e os seus vários subtipos e ainda são avaliados os níveis de ansiedade-estado. Estas variáveis são comparadas entre indivíduos com PAE-DL (N=26) e sem o diagnóstico de PAE-DL (N=313). As conclusões demonstram que os níveis de ansiedade-estado são mais elevados nos participantes com PAE-DL do que em indivíduos sem dislexia. No entanto, é revelado que não existem diferenças significativas no que concerne ao suporte social e aos seus subtipos.Specific Learning Disability - Reading is an issue more visible in childhood, because it is the vital cycle's phase in which individuals reveal their difficulties throughout their education. However, following DSM-5 it is estimated that about 4% of the adult population is dyslexic, perpetuating itself throughout the life. This view has raised several questions in the scientific community who found a new line of investigation. Recent studies focus on adults' well-being, namely the social support they have as well as their anxiety regarding the fulfilment of their tasks. In this investigation, it is assessed the variables social support and the levels of the state-anxiety. These variables are compared among individuals with PAE-DL (N=26) as well as without this diagnosis (N=313). In the conclusions, it is shown that levels of state-anxiety are higher in PAE-DL participants than in those without dyslexia. However, it is revealed that there are no significant differences regarding social support variable.Simões, Maria de Fátima de JesusRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaMaia, Luís Alberto Coelho RebelouBibliorumMagalhães, Mariana Matos da Silva2019-12-18T17:24:47Z2017-10-32017-11-092017-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7988TID:202341151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:25.442466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
title Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
spellingShingle Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
Magalhães, Mariana Matos da Silva
Ansiedade-Estado
Perturbação da Aprendizagem Específica – Leitura
Suporte Social.
title_short Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
title_full Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
title_fullStr Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
title_full_unstemmed Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
title_sort Impacto da Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura (PAE-L) na Perceção de Suporte Social e na Ansiedade
author Magalhães, Mariana Matos da Silva
author_facet Magalhães, Mariana Matos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Mariana Matos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade-Estado
Perturbação da Aprendizagem Específica – Leitura
Suporte Social.
topic Ansiedade-Estado
Perturbação da Aprendizagem Específica – Leitura
Suporte Social.
description A Perturbação de Aprendizagem Específica – Leitura é uma problemática que sempre teve uma visibilidade na fase infantil, pois é a fase do ciclo vital na qual os indivíduos revelam as suas dificuldades através do ensino. No entanto, segundo o DSM-5, estima-se que cerca de 4% da população adulta é disléxica e que este diagnóstico é vitalício. Esta visão tem levantado uma série de dúvidas na comunidade científica, que encontrou aqui um novo rumo de investigação. Muitos dos estudos que têm surgido tratam o bem-estar destes adultos, nomeadamente o apoio/suporte social de que são alvo e ainda a ansiedade inerente à realização de tarefas. Nesta investigação são avaliadas as variáveis suporte social e os seus vários subtipos e ainda são avaliados os níveis de ansiedade-estado. Estas variáveis são comparadas entre indivíduos com PAE-DL (N=26) e sem o diagnóstico de PAE-DL (N=313). As conclusões demonstram que os níveis de ansiedade-estado são mais elevados nos participantes com PAE-DL do que em indivíduos sem dislexia. No entanto, é revelado que não existem diferenças significativas no que concerne ao suporte social e aos seus subtipos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-3
2017-11-09
2017-11-09T00:00:00Z
2019-12-18T17:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7988
TID:202341151
url http://hdl.handle.net/10400.6/7988
identifier_str_mv TID:202341151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136378164871168