Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15811 |
Resumo: | Neste relatório de atividade profissional encontra-se descrita a experiência e as competências profissionais que a autora obteve durante a sua formação académica e também ao longo da sua carreira profissional enquanto professora de disciplinas da área da Química(e da Física). Desde o ano letivo de 1996/1997 até ao presente, desempenhou continuamente as suas funções em várias escolas e lecionou diferentes disciplinas a alunos do 3.o Ciclo do Ensino Básico, a alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia, a alunos de Cursos Profissionais e ainda a alunos de Cursos Tecnológicos. O tema escolhido para desenvolver foi Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem dos alunos. No âmbito deste tema, a autora expõe a sua opinião, enquadrando-a e fundamentando-a com dados obtidos durante a sua formação académica/profissional e também através da pesquisa efetuada e da sua experiência enquanto docente. Assim, é defendida a ideia de que as aulas práticas e as aulas teórico-práticas, ou seja, aquelas aulas nas quais o aluno tem uma maior intervenção direta, contribuem mais para a realização efetiva das suas aprendizagens do que as aulas de carácter mais expositivo. Deste relatório consta ainda um Curriculum Vitae bastante detalhado, no qual estão nomeados os cargos e as funções que a autora desempenhou ao longo dos dezasseis anos da sua carreira, assim como as atividades desenvolvidas no âmbito dessas mesmas funções. Além das funções docentes, durante o seu percurso profissional a autora também assumiu funções como Delegada de Grupo Disciplinar, Diretora de Turma, Secretária de Conselho de Turma, Instrutora de um Procedimento Disciplinar, Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secundário, membro do Secretariado de Exames Nacionais e membro da equipa de Corretores dos Exames Nacionais. Durante o período sobre o qual incide este relatório, a autora realizou vários cursos e ações de formação, especialmente na área das Novas Tecnologias aplicadas ao ensino e na área do ensino da Química e da Física, tendo também frequentado outros eventos, tais como seminários e conferências, nos quais se debateram questões relacionadas com a educação. Participou ainda, como co-coordenadora, num projeto no âmbito do Programa Comenius, o qual envolveu alunos e professores de sete escolas de outros tantos países europeus, e numa mobilidade individual no âmbito do mesmo programa, com o intuito de frequentar uma formação na área do e-Learning na Universitá La Sapienza, em Roma. No final deste relatório encontram-se listadas outras competências que a autora foi adquirindo ao longo do tempo e que são relevantes para o seu desempenho profissional, nomeadamente no âmbito das novas tecnologias e no conhecimento de línguas estrangeiras. Encontram-se também mencionadas as associações e os grupos aos quais pertence, relacionados com a sua atividade profissional; ABSTRACT: This report of professional activity is a description of the experience and of the competences that it’s author has obtained during her academic formation and also during her professional career as a teacher of subjects related to Chemistry and Physics. Since the school year of 1996/1997 until the present she has continuously performed her job, teaching in several di↵erent schools and teaching various subjects to students of the 7th-12th grades and also to students of vocational and technological courses. The theme chosen to develop was the Influence of laboratory and theoretical-practical classes on students’ learning. The author expresses her opinion, sustaining it with the data obtained, not only during her academic/professional formation but also with her research and her experience as a teacher. So, she defends that those classes where the students participate more directly, and not just listen to the teacher, are more e↵ective to their learning. On this report there is also a much detailed Curriculum Vitae where all the positions and also the work and activities done by the author during this last sixteen years are listed. During this period, besides being a teacher, she has also performed her job as a Responsible for the Disciplinary Group (Delegada de Grupo Disciplinar ), Class Manager (Diretora de Turma), Secretary of the Class Council (Secret´aria de Conselho de Turma), Instructor of a Disciplinary Procedure(Instrutora de um Procedimento Disciplinar ), Coordinator of the Class Managers for the Secondary Teaching (Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secund´ario), member of the National Exams Secretariat (Secretariado de Exames Nacionais) and member of the team of National Exams Graders (Corretores dos Exames Nacionais). During the period covered by this report the author has attended several courses, especially courses related with teaching in general, with teaching Chemistry and Physics and with New Technologies applied to education. She also attended to seminars and to conferences, where discussions were taken around education and it’s issues. From 2010 to 2012 she participated, as co-coordinator, in a project of the Comenius Program aimed at students and teachers from seven di↵erent schools of seven European countries. Last July she did an individual mobility, also from the Comenius Program, to attend a course in e-Learning at the Universit´a La Sapienza, in Rome. At the end of this report there is a list of other competences that the author has gained throughout her life and career, especially those related to the use of New Technologies and with the knowledge of foreign languages, which somehow contribute to a better performance as a teacher. The groups and associations to which the author belongs, and that are relevant to her job, are also displayed. |
id |
RCAP_1fab06d3833cfa7aa4c1219c45f430e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15811 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunosNeste relatório de atividade profissional encontra-se descrita a experiência e as competências profissionais que a autora obteve durante a sua formação académica e também ao longo da sua carreira profissional enquanto professora de disciplinas da área da Química(e da Física). Desde o ano letivo de 1996/1997 até ao presente, desempenhou continuamente as suas funções em várias escolas e lecionou diferentes disciplinas a alunos do 3.o Ciclo do Ensino Básico, a alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia, a alunos de Cursos Profissionais e ainda a alunos de Cursos Tecnológicos. O tema escolhido para desenvolver foi Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem dos alunos. No âmbito deste tema, a autora expõe a sua opinião, enquadrando-a e fundamentando-a com dados obtidos durante a sua formação académica/profissional e também através da pesquisa efetuada e da sua experiência enquanto docente. Assim, é defendida a ideia de que as aulas práticas e as aulas teórico-práticas, ou seja, aquelas aulas nas quais o aluno tem uma maior intervenção direta, contribuem mais para a realização efetiva das suas aprendizagens do que as aulas de carácter mais expositivo. Deste relatório consta ainda um Curriculum Vitae bastante detalhado, no qual estão nomeados os cargos e as funções que a autora desempenhou ao longo dos dezasseis anos da sua carreira, assim como as atividades desenvolvidas no âmbito dessas mesmas funções. Além das funções docentes, durante o seu percurso profissional a autora também assumiu funções como Delegada de Grupo Disciplinar, Diretora de Turma, Secretária de Conselho de Turma, Instrutora de um Procedimento Disciplinar, Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secundário, membro do Secretariado de Exames Nacionais e membro da equipa de Corretores dos Exames Nacionais. Durante o período sobre o qual incide este relatório, a autora realizou vários cursos e ações de formação, especialmente na área das Novas Tecnologias aplicadas ao ensino e na área do ensino da Química e da Física, tendo também frequentado outros eventos, tais como seminários e conferências, nos quais se debateram questões relacionadas com a educação. Participou ainda, como co-coordenadora, num projeto no âmbito do Programa Comenius, o qual envolveu alunos e professores de sete escolas de outros tantos países europeus, e numa mobilidade individual no âmbito do mesmo programa, com o intuito de frequentar uma formação na área do e-Learning na Universitá La Sapienza, em Roma. No final deste relatório encontram-se listadas outras competências que a autora foi adquirindo ao longo do tempo e que são relevantes para o seu desempenho profissional, nomeadamente no âmbito das novas tecnologias e no conhecimento de línguas estrangeiras. Encontram-se também mencionadas as associações e os grupos aos quais pertence, relacionados com a sua atividade profissional; ABSTRACT: This report of professional activity is a description of the experience and of the competences that it’s author has obtained during her academic formation and also during her professional career as a teacher of subjects related to Chemistry and Physics. Since the school year of 1996/1997 until the present she has continuously performed her job, teaching in several di↵erent schools and teaching various subjects to students of the 7th-12th grades and also to students of vocational and technological courses. The theme chosen to develop was the Influence of laboratory and theoretical-practical classes on students’ learning. The author expresses her opinion, sustaining it with the data obtained, not only during her academic/professional formation but also with her research and her experience as a teacher. So, she defends that those classes where the students participate more directly, and not just listen to the teacher, are more e↵ective to their learning. On this report there is also a much detailed Curriculum Vitae where all the positions and also the work and activities done by the author during this last sixteen years are listed. During this period, besides being a teacher, she has also performed her job as a Responsible for the Disciplinary Group (Delegada de Grupo Disciplinar ), Class Manager (Diretora de Turma), Secretary of the Class Council (Secret´aria de Conselho de Turma), Instructor of a Disciplinary Procedure(Instrutora de um Procedimento Disciplinar ), Coordinator of the Class Managers for the Secondary Teaching (Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secund´ario), member of the National Exams Secretariat (Secretariado de Exames Nacionais) and member of the team of National Exams Graders (Corretores dos Exames Nacionais). During the period covered by this report the author has attended several courses, especially courses related with teaching in general, with teaching Chemistry and Physics and with New Technologies applied to education. She also attended to seminars and to conferences, where discussions were taken around education and it’s issues. From 2010 to 2012 she participated, as co-coordinator, in a project of the Comenius Program aimed at students and teachers from seven di↵erent schools of seven European countries. Last July she did an individual mobility, also from the Comenius Program, to attend a course in e-Learning at the Universit´a La Sapienza, in Rome. At the end of this report there is a list of other competences that the author has gained throughout her life and career, especially those related to the use of New Technologies and with the knowledge of foreign languages, which somehow contribute to a better performance as a teacher. The groups and associations to which the author belongs, and that are relevant to her job, are also displayed.Universidade de Évora2015-09-24T10:30:38Z2015-09-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15811http://hdl.handle.net/10174/15811porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt304Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:17.689020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
title |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
spellingShingle |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos e |
title_short |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
title_full |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
title_fullStr |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
title_full_unstemmed |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
title_sort |
Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem de alunos |
author |
Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos e |
author_facet |
Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Margarida de Jesus Espada Brás da Silva Ramos e |
description |
Neste relatório de atividade profissional encontra-se descrita a experiência e as competências profissionais que a autora obteve durante a sua formação académica e também ao longo da sua carreira profissional enquanto professora de disciplinas da área da Química(e da Física). Desde o ano letivo de 1996/1997 até ao presente, desempenhou continuamente as suas funções em várias escolas e lecionou diferentes disciplinas a alunos do 3.o Ciclo do Ensino Básico, a alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia, a alunos de Cursos Profissionais e ainda a alunos de Cursos Tecnológicos. O tema escolhido para desenvolver foi Influência das aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas na aprendizagem dos alunos. No âmbito deste tema, a autora expõe a sua opinião, enquadrando-a e fundamentando-a com dados obtidos durante a sua formação académica/profissional e também através da pesquisa efetuada e da sua experiência enquanto docente. Assim, é defendida a ideia de que as aulas práticas e as aulas teórico-práticas, ou seja, aquelas aulas nas quais o aluno tem uma maior intervenção direta, contribuem mais para a realização efetiva das suas aprendizagens do que as aulas de carácter mais expositivo. Deste relatório consta ainda um Curriculum Vitae bastante detalhado, no qual estão nomeados os cargos e as funções que a autora desempenhou ao longo dos dezasseis anos da sua carreira, assim como as atividades desenvolvidas no âmbito dessas mesmas funções. Além das funções docentes, durante o seu percurso profissional a autora também assumiu funções como Delegada de Grupo Disciplinar, Diretora de Turma, Secretária de Conselho de Turma, Instrutora de um Procedimento Disciplinar, Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secundário, membro do Secretariado de Exames Nacionais e membro da equipa de Corretores dos Exames Nacionais. Durante o período sobre o qual incide este relatório, a autora realizou vários cursos e ações de formação, especialmente na área das Novas Tecnologias aplicadas ao ensino e na área do ensino da Química e da Física, tendo também frequentado outros eventos, tais como seminários e conferências, nos quais se debateram questões relacionadas com a educação. Participou ainda, como co-coordenadora, num projeto no âmbito do Programa Comenius, o qual envolveu alunos e professores de sete escolas de outros tantos países europeus, e numa mobilidade individual no âmbito do mesmo programa, com o intuito de frequentar uma formação na área do e-Learning na Universitá La Sapienza, em Roma. No final deste relatório encontram-se listadas outras competências que a autora foi adquirindo ao longo do tempo e que são relevantes para o seu desempenho profissional, nomeadamente no âmbito das novas tecnologias e no conhecimento de línguas estrangeiras. Encontram-se também mencionadas as associações e os grupos aos quais pertence, relacionados com a sua atividade profissional; ABSTRACT: This report of professional activity is a description of the experience and of the competences that it’s author has obtained during her academic formation and also during her professional career as a teacher of subjects related to Chemistry and Physics. Since the school year of 1996/1997 until the present she has continuously performed her job, teaching in several di↵erent schools and teaching various subjects to students of the 7th-12th grades and also to students of vocational and technological courses. The theme chosen to develop was the Influence of laboratory and theoretical-practical classes on students’ learning. The author expresses her opinion, sustaining it with the data obtained, not only during her academic/professional formation but also with her research and her experience as a teacher. So, she defends that those classes where the students participate more directly, and not just listen to the teacher, are more e↵ective to their learning. On this report there is also a much detailed Curriculum Vitae where all the positions and also the work and activities done by the author during this last sixteen years are listed. During this period, besides being a teacher, she has also performed her job as a Responsible for the Disciplinary Group (Delegada de Grupo Disciplinar ), Class Manager (Diretora de Turma), Secretary of the Class Council (Secret´aria de Conselho de Turma), Instructor of a Disciplinary Procedure(Instrutora de um Procedimento Disciplinar ), Coordinator of the Class Managers for the Secondary Teaching (Coordenadora de Diretores de Turma do Ensino Secund´ario), member of the National Exams Secretariat (Secretariado de Exames Nacionais) and member of the team of National Exams Graders (Corretores dos Exames Nacionais). During the period covered by this report the author has attended several courses, especially courses related with teaching in general, with teaching Chemistry and Physics and with New Technologies applied to education. She also attended to seminars and to conferences, where discussions were taken around education and it’s issues. From 2010 to 2012 she participated, as co-coordinator, in a project of the Comenius Program aimed at students and teachers from seven di↵erent schools of seven European countries. Last July she did an individual mobility, also from the Comenius Program, to attend a course in e-Learning at the Universit´a La Sapienza, in Rome. At the end of this report there is a list of other competences that the author has gained throughout her life and career, especially those related to the use of New Technologies and with the knowledge of foreign languages, which somehow contribute to a better performance as a teacher. The groups and associations to which the author belongs, and that are relevant to her job, are also displayed. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-09-24T10:30:38Z 2015-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15811 http://hdl.handle.net/10174/15811 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Química teses@bib.uevora.pt 304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136566366437376 |