Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Vanda Raquel Ramôa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1526
Resumo: Esta investigação teve como objectivo geral identificar o perfil motivacional dos Educadores de Infância do concelho de Torres Novas, bem como descrever e analisar o perfil motivacional dos Educadores de Infância em relação ao trabalho que exercem. Pretendeu-se ainda verificar se o perfil motivacional se altera de acordo com a variável tipo de instituição e se o tempo de serviço é uma variável que interfere no perfil motivacional. Ferreira, Diogo; Ferreira & Valente (2006) devido aos escassos instrumentos para avaliação da motivação consideraram importante desenvolver uma escala que medisse pelas suas características várias dimensões da motivação no trabalho, a qual designaram de Escala MULTI-MOTI (2006). Esta escala e a base teórica que a sustenta serviram de suporte para este estudo. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados dois questionários para recolha e análise de dados, sendo o primeiro apenas para a obtenção de dados pessoais e profissionais e o segundo o questionário MULTI-MOTI da autoria de Ferreira et al. (2006) que engloba 28 itens e avalia quatro dimensões referentes à motivação no trabalho. A nossa amostra foi composta por 54 Educadores de Infância. Os dois questionários utilizaram uma escala tipo Likert. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos Educadores de Infância revela altos níveis de Desenvolvimento e Organização no Trabalho e menores níveis no que se refere ao Desempenho e Realização e Poder.
id RCAP_1fba2ccc0d6793e0acd6ec71926f88b6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres NovasMOTIVAÇÃO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILEDUCADORES DE INFÂNCIAEDUCATIONCHILD EDUCATIONEARLY CHILDHOOD TEACHERSPROFESSIONAL MOTIVATIONEsta investigação teve como objectivo geral identificar o perfil motivacional dos Educadores de Infância do concelho de Torres Novas, bem como descrever e analisar o perfil motivacional dos Educadores de Infância em relação ao trabalho que exercem. Pretendeu-se ainda verificar se o perfil motivacional se altera de acordo com a variável tipo de instituição e se o tempo de serviço é uma variável que interfere no perfil motivacional. Ferreira, Diogo; Ferreira & Valente (2006) devido aos escassos instrumentos para avaliação da motivação consideraram importante desenvolver uma escala que medisse pelas suas características várias dimensões da motivação no trabalho, a qual designaram de Escala MULTI-MOTI (2006). Esta escala e a base teórica que a sustenta serviram de suporte para este estudo. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados dois questionários para recolha e análise de dados, sendo o primeiro apenas para a obtenção de dados pessoais e profissionais e o segundo o questionário MULTI-MOTI da autoria de Ferreira et al. (2006) que engloba 28 itens e avalia quatro dimensões referentes à motivação no trabalho. A nossa amostra foi composta por 54 Educadores de Infância. Os dois questionários utilizaram uma escala tipo Likert. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos Educadores de Infância revela altos níveis de Desenvolvimento e Organização no Trabalho e menores níveis no que se refere ao Desempenho e Realização e Poder.The scope of this research aimed to identify the motivational profile of the Kindergarten Teachers in the municipality of Torres Novas, and also describe to and analyze the motivational profile of the Kindergarten Teachers in relation to their job. It was also intended to verify if the motivational profile changes according to the variable type of institution and also whether the service time is a variable that affects the motivational profile. Ferreira, Diogo, Ferreira & Valente (2006) due to lack of instruments to measure motivation, they have considered important to develop a scale that measured several characteristics dimensions of work motivation, which they have designated as MULTI-MOTI Scale (2006). This scale and the theoretical basis that underpins it served to support this study. For this research, two questionnaires were used to collect and analyze data. The first one was only to obtain personal and professional data while the second one, the MULTI MOTI questionnaire by Ferreira et al. (2006), which includes 28 items was used to measure four dimensions related to work motivation. Our sample consisted of 54 Kindergarten Teachers. Both questionnaires used a Likert type scale. The results showed that most Kindergarten Teachers revealed high levels of motivation on Organization and Development at Work and lower levels regarding to the Performance, Achievement and Power.2012-01-11T17:35:53Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1526porAntunes, Vanda Raquel Ramôainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:47.982902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
title Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
spellingShingle Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
Antunes, Vanda Raquel Ramôa
MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
CHILD EDUCATION
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
PROFESSIONAL MOTIVATION
title_short Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
title_full Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
title_fullStr Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
title_full_unstemmed Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
title_sort Perfil motivacional dos educadores de infância do concelho de Torres Novas
author Antunes, Vanda Raquel Ramôa
author_facet Antunes, Vanda Raquel Ramôa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Vanda Raquel Ramôa
dc.subject.por.fl_str_mv MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
CHILD EDUCATION
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
PROFESSIONAL MOTIVATION
topic MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCADORES DE INFÂNCIA
EDUCATION
CHILD EDUCATION
EARLY CHILDHOOD TEACHERS
PROFESSIONAL MOTIVATION
description Esta investigação teve como objectivo geral identificar o perfil motivacional dos Educadores de Infância do concelho de Torres Novas, bem como descrever e analisar o perfil motivacional dos Educadores de Infância em relação ao trabalho que exercem. Pretendeu-se ainda verificar se o perfil motivacional se altera de acordo com a variável tipo de instituição e se o tempo de serviço é uma variável que interfere no perfil motivacional. Ferreira, Diogo; Ferreira & Valente (2006) devido aos escassos instrumentos para avaliação da motivação consideraram importante desenvolver uma escala que medisse pelas suas características várias dimensões da motivação no trabalho, a qual designaram de Escala MULTI-MOTI (2006). Esta escala e a base teórica que a sustenta serviram de suporte para este estudo. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados dois questionários para recolha e análise de dados, sendo o primeiro apenas para a obtenção de dados pessoais e profissionais e o segundo o questionário MULTI-MOTI da autoria de Ferreira et al. (2006) que engloba 28 itens e avalia quatro dimensões referentes à motivação no trabalho. A nossa amostra foi composta por 54 Educadores de Infância. Os dois questionários utilizaram uma escala tipo Likert. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos Educadores de Infância revela altos níveis de Desenvolvimento e Organização no Trabalho e menores níveis no que se refere ao Desempenho e Realização e Poder.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-01-11T17:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1526
url http://hdl.handle.net/10437/1526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131274717167616