História e desafios da formação do educador de infância : estudo comparativo entre o Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciane Rézio de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13369
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo, comparar a formação docente do educador infantil no Brasil e em Portugal a fim de demonstrar diferentes aspectos formativos e culturais em ambos países. A análise comparativa visa relatar aspectos da formação inicial e realizar um panorama histórico entre a educação infantil brasileira e lusitana ao longo dos tempos, através de aspectos da legislação que as conduz e os estudiosos que a consolidaram. Foi utilizada a análise de artigos científicos e da legislação vigente para a educação de infância entre as duas nações: Brasil e Portugal, a fim de traçar uma reflexão e análise do papel do professor na educação de infância. Foi adotado o método qualitativo com a utilização da técnica de análise documental de modo a estabelecer o contexto e a correlação com o estudo por ser o que mais se coaduna com a problemática em questão. Os descritores mais utilizados foram: “educação de infância”, “educador de infância”, “formação docente” e “história da infância”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SCIELO, EbscoHost, Education Full Text (Wilson Web), Portal da CAPES e Google Scholar. As fontes utilizadas foram: (1) a Legislação sobre Formação docente e Educação de Infância utilizada em Portugal; (2) a Legislação sobre Formação docente e Educação Infantil utilizada no Brasil; (3) documentos e/ou pareceres legais e (4) artigos científicos encontrados na base de dados. Desse modo a pesquisa vem apresentar as diferenças entre a formação profissional do educador de infâncias no Brasil e em Portugal e como estas vem possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências específicas para que se possa atender a diversidade do currículo pedagógico e o desenvolvimento integral da criança
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