Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muirequetule, Victor
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25429
Resumo: Assiste-se em várias regiões do mundo a aceleradas mudanças na esfera política, económica e social, e Moçambique não é uma exceção. Estas mudanças colocam novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino militar superior, que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e das competências de comando e liderança dos seus graduados. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica. Identifica as perceções dos líderes e dos graduados pela Academia Militar Marechal Samora Machel sobre como nela se desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas, bem como avalia a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas e à articulação que estabelecem entre a formação inicial e o exercício daquelas no plano da ação profissional. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada a líderes militares selecionados por conveniência e focus group com graduados daquela Academia. Os resultados apresentados apontam para aspetos e dimensões a introduzir no currículo
id RCAP_1fbb272795abbf73ac5b4fd45abc95d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderançaMilitary higher education and development of command and leadership competencesCurrículoFormaçãoCompetênciasComandoLiderançaCurriculumTrainingSkillsCommandLeadershipAssiste-se em várias regiões do mundo a aceleradas mudanças na esfera política, económica e social, e Moçambique não é uma exceção. Estas mudanças colocam novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino militar superior, que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e das competências de comando e liderança dos seus graduados. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica. Identifica as perceções dos líderes e dos graduados pela Academia Militar Marechal Samora Machel sobre como nela se desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas, bem como avalia a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas e à articulação que estabelecem entre a formação inicial e o exercício daquelas no plano da ação profissional. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada a líderes militares selecionados por conveniência e focus group com graduados daquela Academia. Os resultados apresentados apontam para aspetos e dimensões a introduzir no currículoFast growing changes in the political, economic and social spheres are occurring across several regions of the world, and Mozambique is no exception. These changes pose new challenges to higher education and, in particular, to higher military education, which should contribute tothis development, namely, in the Military Academy curriculum and the development of command and leadership skills of its graduates.This paper presents a study developed in the context of the PhD in Educational Sciences, in the area of Curricular Studies and Pedagogical Supervision. This study aims at identifying the perceptions of military leaders of and graduates by the Military Academy Marechal Samora Machel on how the skills of command and leadership of troops are developed, and the articulation they establish between initial training and the exercise of those in the field of professional action.It is an exploratory study that starts from the phenomenological-interpretative paradigm and privileges a qualitative approach, resorting to documentary research, semi-structured interviews with military leaders selected for convenience, and two focus groups with graduates of that Academy. All of the presented results, point to new facts and dimensions to be introduced in the curriculumUniversidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMuirequetule, VictorMachado, Joaquim2018-08-02T08:28:37Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25429porMuirequetule, V., Machado, J. (2018). Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º especial, 152-1711645-40062182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:16.031177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
Military higher education and development of command and leadership competences
title Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
spellingShingle Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
Muirequetule, Victor
Currículo
Formação
Competências
Comando
Liderança
Curriculum
Training
Skills
Command
Leadership
title_short Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
title_full Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
title_fullStr Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
title_full_unstemmed Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
title_sort Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança
author Muirequetule, Victor
author_facet Muirequetule, Victor
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Machado, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Muirequetule, Victor
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação
Competências
Comando
Liderança
Curriculum
Training
Skills
Command
Leadership
topic Currículo
Formação
Competências
Comando
Liderança
Curriculum
Training
Skills
Command
Leadership
description Assiste-se em várias regiões do mundo a aceleradas mudanças na esfera política, económica e social, e Moçambique não é uma exceção. Estas mudanças colocam novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino militar superior, que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nível do currículo da Academia Militar e das competências de comando e liderança dos seus graduados. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica. Identifica as perceções dos líderes e dos graduados pela Academia Militar Marechal Samora Machel sobre como nela se desenvolvem as competências de comando e liderança de tropas, bem como avalia a compreensão dos graduados em relação às competências de comando e liderança de tropas e à articulação que estabelecem entre a formação inicial e o exercício daquelas no plano da ação profissional. Trata-se de um estudo de tipo exploratório que parte do paradigma fenomenológico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada a líderes militares selecionados por conveniência e focus group com graduados daquela Academia. Os resultados apresentados apontam para aspetos e dimensões a introduzir no currículo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02T08:28:37Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25429
url http://hdl.handle.net/10400.14/25429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Muirequetule, V., Machado, J. (2018). Ensino superior militar e desenvolvimento de competências de comando e liderança. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º especial, 152-171
1645-4006
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131899850915840