O logótipo nas marcas de moda: os elementos da sua composição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Clara Calixto Lins de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/74569
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling O logótipo nas marcas de moda: os elementos da sua composiçãoModaComunicaçãoLogótipoCulturaFashionCommunicationLogoCultureHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaEste trabalho se dedica ao estudo do significado e da perceção do elemento primário da identidade visual: o logótipo, em marcas de moda portuguesas e brasileiras. O mundo de hoje está cada vez mais repleto de marcas, e novas surgem a cada dia – o que torna o relacionamento entre marca e consumidor cada vez mais delicado e exigente, levando a preocupação e necessidade de se estabelecer uma comunicação clara em todos os pontos de contato da marca. São muitos os fatores que levam uma marca a se tornar reconhecida, mas certamente sem uma comunicação eficiente isso não acontece. É preciso levar em consideração as preferências e especificidades do público, e considerar fatores como a cultura, género e faixa etária no momento de pensar em como se comunicar. Esse diálogo precisa ser estabelecido desde os primeiros pontos de contato do cliente com a marca, entre eles está o elemento de estudo desta investigação o logótipo. O objetivo principal da investigação é perceber quão representativos são os logótipos das marcas de moda considerando suas estruturas gráficas e em dois países com culturas distintas, através de uma análise de conteúdo. Para isso, foi feita uma recolha em websites de pesquisa que resultou em 747 marcas (350 de origem brasileira e 397 de origem portuguesa), retiradas de websites de moda, que foram analisadas em um software estatístico a partir de critérios pré-estabelecidos. Logo após feita a análise, concluiu-se que poucas são as diferenças estabelecidas entre marcas de moda portuguesas e brasileiras de mesma categoria de produto, género e faixa etária – a exceção do estilo de letra, idioma e variedade de cor - e que apesar da cultura ser um fator extremamente importante a ser considerado na criação de um logótipo, a influência que a globalização possui hoje se mostrou um fator de maior relevância, fazendo com que as marcas se adaptem e utilizem uma linguagem global. Sobre a caracterização das marcas foi visto que: a maioria possui duas cores, o branco e o preto e uma harmonia monocromática; uma minoria possuí símbolo nas suas composições; possuem em sua maioria letras inalteradas, e um estilo de letra moderno; quanto ao idioma os nomes mais usados são de línguas estrangeiras.This work is dedicated to the study of the meaning and perception of the primary element of visual identity: the logo, in Portuguese and Brazilian fashion brands. Today's world is increasingly full of brands, and new ones appear every day - which makes the relationship between brand and consumer increasingly delicate and demanding, taking concern and the need to establish a clear communication at all points contact details. There are many factors that lead a brand to become recognized, but certainly without efficient communication it does not happen. It is necessary to take into account the preference and specifications of the public, and consider factors such as culture, gender and age group when thinking about how to communicate. This dialogue needs to be established from the customer's first points of contact with the brand, among them is the element of study of this investigation the logo. The main objective of the investigation is to perceive how representative are the logos of the fashion brands considering their graphic structures and in two countries with different cultures, through a content analysis. For this, a request was made on research sites that resulted in 747 brands (350 of Brazilian origin and 397 of Portuguese origin), taken from fashion sites, which were analyzed using statistical software using pre-defined criteria. Right after an analysis, it is estimated that there are few differences between Portuguese and Brazilian fashion brands of the same product category, gender and age group - with the exception of the font style, language and color variety - and that despite the culture it is an extremely important factor to be considered in the creation of a logo, the influence that globalization has today shows itself to be a factor of greater generation, making brands adapt and use a global language. Regarding the characterization of the brands, it was seen that: most have two colors, white and black and a monochromatic harmony; a minority has a symbol in their compositions; they mostly have unchanged letters, and a modern style of letter; In relation to language the most used names are from foreign languages.Amaral, Inês Castro Vasconcelos MartinsCunha, JoanaUniversidade do MinhoAraújo, Ana Clara Calixto Lins de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74569por202733181info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:19:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:04.927734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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